Cuidar da nossa Diocese. Por Dom Rafael Biernaski

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)

[/vc_column_text][vc_separator align=”align_right” el_width=”30″][vc_column_text]Saúdo com muita alegria todos os presentes a esta celebração do 18º aniversário de instituição da nossa Diocese de Blumenau e do 3º aniversário do anúncio do terceiro bispo diocesano, minha pessoa, Dom Rafael Biernaski.

A Diocese de Blumenau foi criada pelo Papa São João Paulo II, através da Bula intitulada “Venerabiles Fratres”, traduzido, “Veneráveis Irmãos”. Por que se cria uma Diocese? É para que o povo seja melhor atendido pela Igreja, com mais facilidade, agilidade e com mais carinho.

Recordamos, agradecidos, o primeiro Bispo da Diocese, Dom Angélico Sândalo Bernardino; o segundo, Dom José Negri e Dom João Francisco Salm que foi administrador apostólico. O território sob os nossos cuidados pastorais abrange 13 municípios, 5 comarcas pastorais, 41 paróquias, 70 sacerdotes, 70 diáconos permanentes, 8 seminaristas, 6 Congregações Religiosas Femininas e 5 Ordens Religiosas masculinas. Somos 750 mil habitantes.

Nesta data, 24 de junho, que já se tornou tradição entre nós, celebramos o cuidado de Deus por cada um de nós. Em São João Batista, recordado hoje, o Deus grande e temível nos foi apresentado como manso cordeiro, amor e misericórdia pelos aflitos, pelos pecadores e corruptos. O nome João Batista significa que Deus entra na nossa história. O nome de seu pai Zacarias quer dizer “Deus recorda”. E João, literalmente, quer dizer “dom de Deus”, pois foi concebido fora das naturais possibilidades de concepção, foi um presente divino.

João indica a presença de Deus. Nós também estamos no mundo para indicar a presença de Deus. Nesse sentido, na nossa Diocese introduzimos a Catequese como encontro pessoal e continuado com Jesus, o processo da Iniciação Cristã.

João Batista no deserto faz a descoberta do essencial em sua vida. O deserto tem exatamente esse significado. Lá se vive com o essencial. Nos desertos da vida, aprendamos também nós o essencial, inclusive das pessoas ao nosso lado. Deus vai nos indicando, então, sua força e sua luz. Nesta celebração dizemos para nós mesmos: Queremos cuidar da nossa Diocese. E que, como bispo, eu possa ajudar a cada um a experimentar o amor de Deus nas suas alegrias e tristezas, em todos os momentos da vida”.

(Resumo da homilia de Dom Rafael Biernaski na celebração do 18º aniversário de criação da Diocese de Blumenau e 3º aniversário de anúncio da nomeação do terceiro bispo diocesano, dia 24 de junho de 2018 – Cf. anotações pessoais de Pe. Raul Kestring)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]