Cuidar da nossa Diocese. Por Dom Rafael Biernaski

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)

[/vc_column_text][vc_separator align=”align_right” el_width=”30″][vc_column_text]Saúdo com muita alegria todos os presentes a esta celebração do 18º aniversário de instituição da nossa Diocese de Blumenau e do 3º aniversário do anúncio do terceiro bispo diocesano, minha pessoa, Dom Rafael Biernaski.

A Diocese de Blumenau foi criada pelo Papa São João Paulo II, através da Bula intitulada “Venerabiles Fratres”, traduzido, “Veneráveis Irmãos”. Por que se cria uma Diocese? É para que o povo seja melhor atendido pela Igreja, com mais facilidade, agilidade e com mais carinho.

Recordamos, agradecidos, o primeiro Bispo da Diocese, Dom Angélico Sândalo Bernardino; o segundo, Dom José Negri e Dom João Francisco Salm que foi administrador apostólico. O território sob os nossos cuidados pastorais abrange 13 municípios, 5 comarcas pastorais, 41 paróquias, 70 sacerdotes, 70 diáconos permanentes, 8 seminaristas, 6 Congregações Religiosas Femininas e 5 Ordens Religiosas masculinas. Somos 750 mil habitantes.

Nesta data, 24 de junho, que já se tornou tradição entre nós, celebramos o cuidado de Deus por cada um de nós. Em São João Batista, recordado hoje, o Deus grande e temível nos foi apresentado como manso cordeiro, amor e misericórdia pelos aflitos, pelos pecadores e corruptos. O nome João Batista significa que Deus entra na nossa história. O nome de seu pai Zacarias quer dizer “Deus recorda”. E João, literalmente, quer dizer “dom de Deus”, pois foi concebido fora das naturais possibilidades de concepção, foi um presente divino.

João indica a presença de Deus. Nós também estamos no mundo para indicar a presença de Deus. Nesse sentido, na nossa Diocese introduzimos a Catequese como encontro pessoal e continuado com Jesus, o processo da Iniciação Cristã.

João Batista no deserto faz a descoberta do essencial em sua vida. O deserto tem exatamente esse significado. Lá se vive com o essencial. Nos desertos da vida, aprendamos também nós o essencial, inclusive das pessoas ao nosso lado. Deus vai nos indicando, então, sua força e sua luz. Nesta celebração dizemos para nós mesmos: Queremos cuidar da nossa Diocese. E que, como bispo, eu possa ajudar a cada um a experimentar o amor de Deus nas suas alegrias e tristezas, em todos os momentos da vida”.

(Resumo da homilia de Dom Rafael Biernaski na celebração do 18º aniversário de criação da Diocese de Blumenau e 3º aniversário de anúncio da nomeação do terceiro bispo diocesano, dia 24 de junho de 2018 – Cf. anotações pessoais de Pe. Raul Kestring)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.