Bom dia! Evangelho de 30 de junho de 2022: «A multidão ficou cheia de temor e glorificava a Deus por ter dado tal poder aos homens» – São Cirilo de Alexandria (380-444) bispo, doutor da Igreja Comentário ao evangelho de Lucas, 5; PG 72, 565

Crédito: Jesus ensina
Crédito: Jesus ensina

 

Dia 30 de junho de 2022
5ª feira da 13ª semana Comum
Côr verde

 

EVANGELHO
A multidão glorificou a Deus,
por ter dado tal poder aos homens.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,1-8:

Naquele tempo,
1
entrando em um barco,
Jesus atravessou para a outra margem do lago
e foi para a sua cidade.
2
Apresentaram-lhe, então,
um paralítico deitado numa cama.
Vendo a fé que eles tinham,
Jesus disse ao paralítico:
“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
3
Então alguns mestres da Lei pensaram:
“Esse homem está blasfemando!”
4
Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
“Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
5
O que é mais fácil, dizer:
‘Os teus pecados estão perdoados’,
ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
6
Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem
tem na terra poder para perdoar pecados,
– disse, então, ao paralítico –
“Levanta-te, pega a tua cama
e vai para a tua casa”.
7
O paralítico então se levantou,
e foi para a sua casa.
8
Vendo isso, a multidão ficou com medo
e glorificou a Deus,
por ter dado tal poder aos homens.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dias 

São Cirilo de Alexandria (380-444)
bispo, doutor da Igreja
Comentário ao evangelho de Lucas, 5; PG 72, 565

«A multidão ficou cheia de temor e glorificava a Deus por ter dado tal poder aos homens»

 

O paralítico incurável estava deitado no seu catre. Depois de ter esgotado a arte dos médicos, foi levado pelos seus ao único médico verdadeiro, o médico que vem do Céu. Mas, quando foi colocado em frente daquele que o podia curar, foi a sua fé que atraiu o olhar do Senhor. Para mostrar claramente que esta fé destruía o pecado, Jesus declarou imediatamente: «Os teus pecados estão perdoados». Dir-me-ão talvez: este homem queria a cura da sua doença; porque foi que Cristo lhe anunciou a remissão dos seus pecados?

Foi para aprenderes que Deus vê o coração do homem no silêncio e sem ruído, que Ele contempla os caminhos de todos os viventes. A Escritura diz, com efeito: «O Senhor olha atentamente para os caminhos do homem e observa os seus passos» (Pv 5,21). […] No entanto, quando Cristo disse: «Os teus pecados estão perdoados», deixou campo livre à incredulidade da assistência, pois o perdão dos pecados não se vê com os olhos da carne. Quando o paralítico se levanta e anda, manifesta com evidência que Cristo possui o poder de Deus. […]

Quem possui este poder? Só Ele ou também nós? Nós também, com Ele. Ele perdoa os pecados porque é o homem-Deus, o Senhor da Lei. E nós recebemos dele esta graça admirável e maravilhosa, porque Ele quis dar ao homem este poder. Com efeito, Ele disse aos seus apóstolos: «Em verdade vos digo: tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu» (Mt 18,18). E ainda: «Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados» (Jo 20,23).

(Evangelho Quotidiano)

Neste mês de junho, com o Papa e toda a Igreja, rezemos pelas famílias – Vídeo do Papa
Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que com gestos concretos vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.