Bom dia! Evangelho de 26 de junho de 2022: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores» – São João XXIII (1881-1963) papa Diário da Alma, Lisboa, Paulus, 2000, junho de 1957 [antes da eleição para a cátedra papal]

Crédito: Oratório São Luiz
Crédito: Oratório São Luiz

 

Dia 26 de junho de 2022
13º Domingo do Tempo Comum
Cor verde

EVANGELHO
Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.
“Eu te seguirei para onde quer que fores”.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,51-62:
51
Estava chegando o tempo
de Jesus ser levado para o céu.
Então ele tomou a firme decisão
de partir para Jerusalém
52
e enviou mensageiros à sua frente.
Estes puseram-se a caminho
e entraram num povoado de samaritanos,
para preparar hospedagem para Jesus.
53
Mas os samaritanos não o receberam,
pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
54
Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram:
“Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu
para destruí-los?”
55
Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
56
E partiram para outro povoado.
57
Enquanto estavam caminhando,
alguém na estrada disse a Jesus:
“Eu te seguirei para onde quer que fores”.
58
Jesus lhe respondeu:
“As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos;
mas o Filho do Homem
não tem onde repousar a cabeça”.
59
Jesus disse a outro:
“Segue-me”.
Este respondeu:
“Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”.
60
Jesus respondeu:
“Deixa que os mortos enterrem os seus mortos;
mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”.
61
Um outro ainda lhe disse:
“Eu te seguirei, Senhor,
mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”.
62
Jesus, porém, respondeu-lhe:
“Quem põe a mão no arado e olha para trás,
não está apto para o Reino de Deus”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia
São João XXIII (1881-1963)
papa
Diário da Alma, Lisboa, Paulus, 2000, junho de 1957 [antes da eleição para a cátedra papal]

«Seguir-Te-ei para onde quer que fores»

 

«Ao cair da tarde, dá-nos a luz». Senhor, já chegou o cair da tarde. Cheguei ao septuagésimo sexto ano da minha vida, desta vida que é dom absoluto do Pai do Céu. Três quartos dos meus contemporâneos já passaram à outra margem e eu devo agora preparar-me para o grande momento. A ideia da morte não me traz inquietude. […] Gozo de excelente e ainda robusta saúde, se bem que não possa fiar-me nela. Quero preparar-me para responder pronto! seja a que chamamento for, mesmo inesperado. Quero que a velhice – outro grande dom de Deus – seja para mim motivo de silenciosa alegria interior, de abandono quotidiano ao Senhor, para quem me volto como uma criança que se lança nos braços abertos do seu Pai.

A minha vida simples e (posso dizê-lo agora) longa desenrolou-se como um novelo sob o signo da humildade e da pureza. Não tenho custo nenhum em reconhecer e repetir que não sou nem valho absolutamente nada. Foi o Senhor que me fez nascer de gente modesta e pensou em tudo; eu apenas em tudo consenti. […] É bem verdade que «a vontade do Senhor é a minha paz». E ponho toda a minha esperança na misericórdia de Jesus. […] Suponho que o Senhor me reserve, para minha mortificação e purificação e para poder ser admitido na alegria eterna, qualquer grande pena ou aflição do corpo ou do espírito antes de morrer.

Pois bem, aceitá-la-ei por completo e de bom grado, contanto que tudo seja para glória de Deus, o bem da minha alma e o dos meus queridos filhos espirituais. Receio apenas a fraqueza da minha resistência e peço-Lhe que me ajude na minha pouca e quase nula confiança própria, antes a pondo toda no Senhor. Há duas portas para entrar no Paraíso, a inocência e a penitência. Quem poderá presumir, homens fracos que somos, poder encontrar a primeira aberta de par em par? Quanto à segunda, é certa. Jesus passou por ela com a cruz aos ombros para pagar pelos nossos pecados e convida-nos a todos a segui-lo.

(Evangelho Quotidiano)

Neste mês de junho, com o Papa e toda a Igreja, rezemos pelas famílias – Vídeo do Papa
Rezemos pelas famílias cristãs de todo o mundo, para que com gestos concretos vivam a gratuidade do amor e a santidade na vida quotidiana.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.