Dia 02 de março de 2023
Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma
Dia Nacional do Turismo
EVANGELHO
Todo aquele que pede, recebe.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 7,7-12:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
7
“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis!
Batei e a porta vos será aberta!
8
Pois todo aquele que pede, recebe;
quem procura, encontra;
e a quem bate, a porta será aberta.
9
Quem de vós dá ao filho uma pedra,
quando ele pede um pão?
10
Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe?
11
Ora, se vós, que sois maus,
sabeis dar coisas boas a vossos filhos,
quanto mais vosso Pai que está nos céus
dará coisas boas aos que lhe pedirem!
12
Tudo quanto quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles.
Nisto consiste a Lei e os Profetas”.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São João-Maria Vianney (1786-1859)
presbítero, Cura de Ars
Sermão para o 5.º domingo depois da Páscoa
O poder da oração
O motivo que nos deve levar a recorrer à oração é que tudo se torna vantajoso para nós. Deus quer a nossa felicidade e sabe que só podemos alcançá-la através da oração. Além disso, meus irmãos, que maior felicidade haverá para uma criatura vil como nós do que Deus querer baixar-Se, convivendo connosco com tanta familiaridade como um amigo com o seu amigo? Vede que bondade a sua, ao permitir-nos entregar-Lhe os nossos desgostos, as nossas penas. E este bom Salvador apressa-Se a consolar-nos, a amparar-nos nas provas, ou melhor, a sofrer por nós.
Dizei-me, meus irmãos, deixar de rezar não seria renunciar à salvação e à felicidade na Terra? Pois sem a oração seremos certamente infelizes, e com a oração temos a certeza de alcançar o que nos é necessário para o tempo e para a eternidade, como veremos. Digo primeiramente, meus irmãos, que tudo está prometido à oração; e em segundo lugar, que a oração obtém tudo quando é bem feita: uma verdade que Jesus Cristo nos repete quase a cada página da Sagrada Escritura. A promessa que Jesus Cristo nos faz é formal: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, obtê-lo-eis, se o pedirdes com fé» (cf. Mt 7,7.21,24)
Jesus Cristo não Se contenta em nos dizer que a oração bem feita obtém tudo. Para nos convencer ainda mais, garante-nos solenemente: «Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá» (Jo 15,16). Segundo as palavras do próprio Jesus Cristo, parece-me, meus irmãos, que é impossível duvidar do poder da oração.
Intenção para este mês de março de 2023 sugerida pelo Papa Francisco:
PELAS VÍTIMAS DE ABUSOS
Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.