Bom dia! Evangelho de 01 de março de 2023: O sinal do profeta Jonas – São Cirilo de Jerusalém (313-350) bispo de Jerusalém, doutor da Igreja Catequese batismal n.°14, 16-21

Crédito: Oratório São Luiz
Crédito: Oratório São Luiz

 

Dia 01 de março de 2023 
Quarta-feira da 1ª Semana da Quaresma 

 

 

EVANGELHO
Nenhum sinal será dado a esta geração
a não ser o sinal de Jonas.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,29-32:

Naquele tempo,
29
quando as multidões se reuniram
em grande quantidade,
Jesus começou a dizer:
“Esta geração é uma geração má.
Ela busca um sinal,
mas nenhum sinal lhe será dado,
a não ser o sinal de Jonas.
30
Com efeito, assim como Jonas
foi um sinal para os ninivitas,
assim também será o Filho do Homem
para esta geração.
31
No dia do julgamento,
a rainha do Sul se levantará
juntamente com os homens desta geração,
e os condenará.
Porque ela veio de uma terra distante
para ouvir a sabedoria de Salomão.
E aqui está quem é maior do que Salomão.
32
No dia do julgamento, os ninivitas
se levantarão juntamente com esta geração
e a condenarão.
Porque eles se converteram
quando ouviram a pregação de Jonas.
E aqui está quem é maior do que Jonas”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Cirilo de Jerusalém (313-350)
bispo de Jerusalém, doutor da Igreja
Catequese batismal n.°14, 16-21

O sinal do profeta Jonas

 

Dirá alguém: mostrem-nos que é possível a ressurreição de um homem morto há três dias e que um homem metido no túmulo pode ressuscitar ao fim de três dias. Ora, se procuramos uma testemunha idónea sobre essas circunstâncias precisas, dá-no-la o próprio Senhor nos Evangelhos quando diz: «Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra» (Mt 12,40). Quando examinamos a história de Jonas, a semelhança parece-nos muitíssimo significativa. Jesus foi enviado a proclamar a penitência: tal como Jonas. Mas este fugiu, apreensivo com o que dali resultaria, ao passo que Jesus Se apresentou de coração aberto para pregar a salutar penitência. Jonas dormia no barco e ressonava enquanto a tempestade agitava o mar.

Por obra da providência, também o mar despertou durante o sono de Jesus, a fim de revelar a seguir o poder daquele que dormia. […] Jonas foi atirado para o ventre do monstro; Jesus, pelo contrário, desceu espontaneamente até onde se encontrava o monstro místico da morte; e desceu espontaneamente para que a morte rejeitasse – vomitasse – aqueles a quem tinha tragado, conforme a passagem da Escritura: «Livrá-los-ei do poder do sepulcro, resgatá-los-ei da morte» (Os 13,14). […] Creio que Jonas foi preservado porque «a Deus tudo é possível» (Mt 19,26).

Creio também que Cristo foi ressuscitado de entre os mortos: com efeito, numerosos são os testemunhos que possuo a esse respeito, tanto nas Sagradas Escrituras, como na ação daquele que ressuscitou, manifestada até aos nossos dias; Ele foi o único que desceu aos infernos para de lá subir logo a seguir. Ele desceu à morte e muitos corpos de santos que estavam mortos foram por Ele ressuscitados. […] Uma vez, pois, que temos as profecias, a fé habita em nós.

Intenção de oração para este mês de março de 2023 sugerida pelo Papa Francisco:

PELAS VÍTIMAS DE ABUSOS
Rezemos por quantos sofrem por causa do mal cometido por parte de membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.