Regional Sul 4 da CNBB prepara I Mutirão Regional de Comunicação

Terça-feira, 12 de Abril do ano da Graça de 2011, CNBB

Integrar o trabalho da Pastoral da Comunicação com as demais pastorais é o desafio abraçado pelas dez dioceses de Santa Catarina que compõem o Regional Sul 4 da CNBB. Segundo Terezinha Campos, coordenadora regional da Pascom, depois de três anos de articulação, praticamente todas as paróquias do estado têm alguma iniciativa relacionada à comunicação. Neste momento, eles organizam o 1º Mutirão Regional com o tema Comunicação na Vida da Igreja, marcado para os dias 13 a 15 de maio. A ideia é que o encontro seja uma preparação para o 7º Mutirão Brasileiro.

No Sul 4, o rádio se destaca como um dos principais meios de comunicação usado pelas paróquias. Embora algumas comunidades tenham rádio própria, como a Arca da Aliança, muitas usam espaços na grade de programação de rádios comerciais ou comunitárias. No entanto, é a internet que vem atraindo a atenção dos agentes da Pascom. Várias paróquias do regional estão criando websites, blogs e perfis nas redes sociais como forma de ampliar a comunicação com os fiéis. Mas Terezinha faz questão de enfatizar que o trabalho da Pastoral da Comunicação deve ir muito além da criação de novos veículos: “Pascom não é apenas os meios de comunicação. A Pascom é uma pastoral que perpassa todas as outras pastorais, porque o dever dela é dar visibilidade a todas às outras pastorais”. A coordenadora destaca, ainda, que não há necessidade de uma formação específica para atuar na Pascom:

– Nem todas são pessoas da área de comunicação. Mesmo porque esse não é um dos critérios para ser um agente. Basta ter boa vontade e querer participar. A Pascom oferece, inclusive, formação para esses voluntários. Joinville, por exemplo, tem uma escola de comunicação há dez anos, onde são preparadas pessoas para atuar não só na Pastoral da Comunicação, mas em todas as outras pastorais.

Na Escola Diocesana de Comunicação de Joinville, os alunos passam por um ano de formação. Os encontros são sempre aos sábados, das 13h30m às 18h, e eles têm aulas de teóricas e oficinas práticas de Oratória, Relações Humanas, Leitura Crítica dos Meios de Comunicação, Jornal Impresso, Comunicação e Liturgia, Novas Mídias, entre outros temas. Um dos objetivos é que, ao término das aulas, o aluno possa levar o conhecimento que adquiriu para a sua comunidade.

Terezinha explica que a escola não é restrita aos participantes da Diocese de Joinville e que eles já tiveram alunos e professores até de Curitiba. Para conhecer mais o trabalho da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 4, acesse o endereço www.cnbbsul4.org.br.
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.