Papa entrega a Exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente

Beirute (Rádio Vaticano, 16/09/2012 16:12:52) – Antes da oração mariana do Angelus, o Papa entregou aos bispos da região a Exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente.

Em sua alocução, Bento XVI se deteve sobre a Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2010 sobre o tema: "A Igreja Católica no Oriente Médio, comunhão e testemunho. A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma".

"Agradeço a todos os Padres sinodais pela sua contribuição. A minha gratidão se estende também ao Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Eteroviæ, pelo trabalho realizado" – frisou o pontífice, acrescentando:

"Depois de ter assinado a Exortação apostólica pós-sinodal para a Igreja no Oriente Médio, tenho agora a alegria de entregá-la a todas as Igrejas particulares na pessoa de todos vós, Beatitudes e Bispos orientais e latinos do Oriente Médio. Com a entrega deste documento, começa o estudo e assimilação por todos os protagonistas da Igreja, pastores, consagrados e leigos para que cada um encontre uma nova alegria em continuar a sua missão, sentindo-se encorajado e fortalecido a pôr em prática a mensagem de comunhão e testemunho apresentado sob os vários aspectos humanos, doutrinais, eclesiológicos, espirituais e pastorais desta Exortação. Queridos irmãos e irmãs do Líbano e do Oriente Médio, espero que esta Exortação seja uma guia para avançar nos caminhos multiformes e complexos por onde Cristo vos precede. Possa a comunhão na fé, esperança e caridade ser reforçada nos vossos países e em cada comunidade para dar credibilidade ao testemunho que prestais ao único que é Santo, Deus Uno e Trino, que se fez próximo de cada ser humano" – destacou o pontífice.

O Papa convidou a Igreja no Oriente Médio a encontrar na diversidade magnífica de santos que ali floresceram os exemplos que hão de inspirar a resposta dessa Igreja ao apelo do Senhor a caminhar para a Jerusalém celeste.

"Queira Deus que a comunhão fraterna seja um apoio na vida diária e um sinal da fraternidade universal que Jesus veio instaurar. Assim, nessa região, que viu os atos e acolheu as palavras Dele, possa o Evangelho continuar ressoando como dois mil anos atrás e seja vivido hoje e sempre" – concluiu o Santo Padre. (MJ)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.