Dia 9 de outubro, você é convidado para a ABERTURA DO ANO DA FÉ COM MARIA, com a acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida, procedente de Navegantes, às 18h30. Haverá show de fogos, rosas para todos os presentes em homenagem a Nossa Senhora e santa Missa às 19h, presidida por Dom José. Nessa ocasião, 40 catequistas com velas acesas, representando as 40 paróquias da nossa Diocese, renovarão sua profissão de fé. Será dado destaque ao Batistério da Catedral, símbolo da graça e da missão batismal de todo cristão.

Na Diocese de Blumenau, a data será marcada por celebrações e homenagens

No dia 12 de outubro é celebrada a festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Os dois santuários marianos da Diocese – em Blumenau e Navegantes – preparam uma programação especial para receber os devotos da Virgem Imaculada.

No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Itoupava Norte (Blumenau), a expectativa é de grande concentração de público nesta data, como já é tradição. O frei José Luiz Prim afirma que a igreja e o pátio ficam lotados de fiéis, os quais vêm homenagear sua Maria de devoção.

Navegantes

No Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na cidade de Navegantes, o ponto alto das festividades será a visita da réplica de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A imagem será recebida no Aeroporto Internacional e levada em procissão até o Santuário, onde o bispo, dom José Negri, presidirá à missa solene.

O padre Fabian Capistrano, pároco do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, afirma que é este é um momento de grande alegria, pois, a paróquia está festejando 50 anos de instalação. “Esperamos contar com o carinho de todos para bem recebermos Nossa Senhora Aparecida. Que todos possam vir participar deste momento de graça”, diz.

O dia 12 de outubro também será marcado, no Santuário de Navegantes, por um encontro de ação de graças com os jovens e atividades para as crianças. No domingo, dia 14, novamente a comunidade se reúne para a missa das 10 horas, de despedida da imagem da padroeira, que após a celebração será levada em romaria até Aparecida do Norte.

Nossa Senhora, o rio e a fé

Pelo segundo ano consecutivo, uma procissão fluvial marcará o dia de Nossa Senhora Aparecida na Diocese de Blumenau. Na homenagem, a imagem será conduzida por dois quilômetros ao longo do Rio Itajaí- Açu. Esta imagem foi trazida de Aparecida do Norte, em São Paulo, especialmente para as procissões e é uma réplica da original, encontrada no Rio Paraíba.

Transportada pelas mãos do padre João Bachmann, ela chegará à região no dia 5 de outubro e será recebida pelo bispo dom José Negri e fiéis. Será levada em procissão até o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, onde fica até o dia 9, partindo, então, em procissão motorizada até a Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Na ocasião, uma missa marcará, também, a abertura do Ano da Fé e os 50 anos do Concílio Vaticano II. Após a missa, um jantar de confraternização será servido, gratuitamente, para a comunidade, no Salão Porta Aberta.

Celebrações

No dia 12 de outubro, às 7 horas, será celebrada missa solene na Catedral. Em seguida a imagem será festivamente levada até o Rio Itajaí-Açú, de onde parte a procissão fluvial, com destino ao Porto de Areia Beckhauser, na Rua 2 de Setembro. A procissão segue pelas ruas até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Itoupava Norte, onde dom José celebra uma missa solene.

Um dos momentos especiais será o sobrevoo de helicóptero, quando o padre João Bachmann e o bispo dom José Negri, do alto, darão suas bênçãos aos peregrinos e devotos. Neste ato, mantos, rosários e camisetas de Nossa Senhora cairão do céu. No dia 15, a imagem será devolvida ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte.

Honras à Mãe Morena

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida inicia-se em 1717, quando três pescadores, após horas de tentativas frustradas na pesca no Rio Paraíba, decidem lançar as redes próximo ao Porto Itaguaçu. Primeiro, apanharam uma imagem sem a cabeça e, em seguida, a cabeça. Na terceira vez que lançaram as redes, o resultado foi um número inacreditável de peixes. Um dos pescadores guardou a imagem durante anos e a deu de presente ao filho. Este, em amor à Virgem Maria, fez um oratório simples, onde se reunia com familiares e amigos, invocando as bênçãos do Senhor pela intercessão de Maria. As histórias dos milagres de Nossa Senhora se espalharam pelo Brasil.

Por volta de 1734, foi construída uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para receber a imagem. Em 1834, como aumentava sem parar o número de fiéis, foi construída uma igreja maior (a atual Basílica Velha). No final do século XIX a Congregação dos Missionários Redentoristas chegou à região para trabalhar no atendimento aos romeiros, que vinham rezar para a “Senhora Aparecida das Águas”.

Em 1904, o papa Pio X ordenou a coroação solene da imagem, que em 1929 foi declarada Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, pelo papa Pio XI. A primeira basílica se tornava pequena e, então, em 1955, teve início a construção da atual, por várias vezes ampliada. Em 1980 a Basílica foi consagrada pelo papa João Paulo II e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a declarou oficialmente como Basílica de Aparecida Santuário Nacional, o maior santuário mariano do mundo. Atualmente, o santuário abriga até 45 mil fiéis e é um dos mais visitados no mundo.