CIER promove eleição de nova Diretoria e Seminário sobre Ecumenismo e Economia de Comunhão em Lages

Tags

1. Reunião da Diretoria do CIER

O Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão, durante os dias 05 e 06 de novembro, em Lages, SC, vivenciou intensos momentos de sua caminhada e de seus sonhos.

Na manhã de sexta-feira, dia 06, reuniu-se a Diretoria. Após rico momento de oração, foi feita a leitura da ata da reunião anterior e, logo em seguida, o tesoureiro, Pastor Erwin Barg, apresentou a prestação de contas, que teve também verificação e parecer formais do Conselho Fiscal. Logo após o término desta mesma reunião da Diretoria, se seguiria a 44ª Assembléia Geral Ordinária do CIER-eletiva. Por isso, fazia-se necessários rever respectivos encaminhamentos. A reunião da Diretoria ocupou-se ainda do Seminário “Ecumenismo e Economia de Comunhão”, marcada para o início da tarde do mesmo dia.

Sob a presidência de Dom Manoel João Francisco, Bispo de Chapecó, esta reunião da Diretoria do CIER transpareceu seriedade, empenho, eficiência na busca dos objetivos do importante organismo da Igreja em nosso Estado de Santa Catarina.

2. Assembléia Geral Eletiva

 

Pelas 10h daquele mesmo dia 05 de novembro, deu-se início à 44ª Assembléia Geral Ordinária do CIER. Com o objetivo de “Aproximar as Igrejas Cristãs do Estado de Santa Catarina, promovendo encontros, estudos, reflexões e ações ecumênicas”,  Dom Manoel João Francisco, Presidente da entidade, deu abertura e dirigiu os trabalhos.

A equipe de Tubarão envolveu os presentes em significativa celebração inicial, na qual foram distribuídos pãezinhos, simbolizando Jesus Cristo, alimento, sustento, alegria, dos seus discípulos missionários.

A Ata da 43ª Assembléia Geral Ordinária foi lida. Em cuidadosa redação, foram apresentadas as atividades do CIER  e a prestação de contas por seu tesoureiro, Pastor Erwin Barg. Os participantes da Assembléia ainda avaliaram os trabalhos do CIER, programaram as ações para o ano de 2011 e encaminharam a votação para a nova Diretoria.

Para o novo biênio, ficou eleita a seguinte Diretoria: P. Inácio Lemke – Presidente; D. Oneres Marchiori – Vice-Presidente; P. Clemente João Freitag – Tesoureiro; Pe. Raul Kestring – Vice-Tesoureiro; P. Erwin Barg – Secretário; Maria Stella Dellagiustina – Vice-Secretária. Conselho Fiscal: Elza Maria Krieger di Bernardi e P. Donald Nelson. Suplentes de Conselheiros: Édson Márcio Reginaldo e Adelir da Silva Raupp.

Próximo do meio-dia, em breve mas intenso momento celebrativo, foi oficialmente realizado o envio dos novos membros da Diretoria e invocada a bênção de Deus para seu desempenho em vista da Glória de Deus e o bem de todos nós.

3. Seminário Regional sobre Ecumenismo e Economia de Comunhão (EdC)

Após o meio-dia da sexta-feira, 5, em torno de vinte e cinco pessoas, entre palestristas e participantes, deu-se início ao Seminário sobre Ecumenismo e Economia de Comunhão, promovido pelo CIER.

Com suas raízes plantadas no Movimento dos Focolares, um dentre os destacados movimentos eclesiais da Igreja, o projeto Economia de Comunhão vem chamando a atenção não só de bispos, pastores, padres ou religiosos. Também membros de muitas instituições civis, governamentais, Ongs, vão percebendo aí uma esperança de justiça e paz para todo o planeta, hipotecando-lhe sua consideração e apoio.

Este mesmo pensamento, a mesma avaliação, com estas palavras ou com outros modos de expressão, foi afirmado pelos participantes do Seminário, depois de ouvirem e verem vídeos; depois de fazerem muitas perguntas. Houve vários testemunhos de operários e empresários. 

Mudando atitudes, muda-se o ambiente

De fato, a proposta da EdC, entendida e vivenciada num grupo, numa empresa, começa por renovar seus integrantes, principalmente seus líderes, proprietários. Pois seu objetivo consiste em gerar a comunhão, o amor, que, por si, vai mudando atitudes, e estas, por sua vez, vão trazendo vida nova, tanto ao empreendimento como a todos os colaboradores. Fruto consequente é a rede de empresas surgindo, em expansão, ao redor de todo o mundo. Desde criação de cabras até produção de máquinas de alta tecnologia, desde cooperativas agrícolas até salões de beleza, vão sendo, de certa forma, assumidos pela criatividade de Deus-Amor para trazer libertação dos males da injustiça, exploração, miséria, morte enfim. Somam em torno de setecentas já, atualmente, essas  iniciativas de pequeno,médio e algumas até grande porte.

A fundadora

Específicamente, a inspiração e o início do projeto EdC deu-se em São Paulo, no município de Vargem Grande Paulista. Ali, num dos Centros do Movimento dos Focolares, a Mariápolis Gineta, a Fundadora Chiara Lubich propôs sem meias palavras o projeto da EdC, visando resgatar a dignidade, principalmente dos pobres, mas também dos ricos, através da caridade concreta para com e entre eles. A mensagem do Papa Bento XVI, em suas duas encíclicas sobre a caridade diz respeito a essas perspectivas reais e promissoras.

Sob a luz do hino à caridade do Apóstolo Paulo

Adverte o Apóstolo Paulo: “E se repartir toda a minha fortuna e entregar meu corpo ao fogo mas não tiver a caridade, nada disso me aproveita” (1Cor 13,3).

Campanha Ecumênica da Fraternidade motivou o Seminário

Todos os participantes do Seminário assumiram propósitos escolhidos e escritos por cada um, para si mesmo, em vista de, no seu ambiente de vida e trabalho, serem instrumentos de fraternidade e comunhão.

A 3ª Campanha Ecumênica da Fraternidade, encerrando-se com este ano de 2010, com seu tema: “Economia e Vida” e com seu lema: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24), motivou a realização do Seminário. 

Texto e fotos: Pe. Raul Kestring

Veja mais imagens: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_01200.php?cod_select=201  

 

Leia também...