Caminho da cruz, caminho da glória – Teodoro de Mopsuesto (?-428), bispo, teólogo

Tags

Dia 11 de fevereiro de 2016 –  Quinta-feira depois das Cinzas

Ano Santo Extraordinário da Misericórdia – Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso (Lc 6,36)!

Evangelho segundo S. Lucas 9,22-25:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia».
E, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa vai salvá-la.
Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?».

Comentário do dia
Teodoro de Mopsuesto (?-428), bispo, teólogo
Comentário ao Evangelho de S. João

Caminho da cruz, caminho da glória

«Eis que chegou a hora em que o Filho do homem deve ser glorificado» (Jo 12,23). Já o tempo se aproxima, diz Jesus, em que serei glorificado diante de todos. E acrescenta: «Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, permanecerá só; se morrer, dará muitos frutos.» […] Depois destas pregações acerca de Si mesmo, Jesus exorta os seus discípulos a imitarem-No: «Quem ama a sua vida, vai perdê-la», diz, «e quem não se prender a ela neste mundo vai conservá-la para a vida eterna.» Portanto, não só a minha paixão não vos deve escandalizar nem fazer-vos duvidar das minhas palavras, que os acontecimentos vão confirmar, mas deveis estar, vós também, prontos para suportar os mesmos sofrimentos, para poderdes dar os mesmos frutos. Porque aquele que parecer preocupar-se com a sua vida terrena e não quiser submetê-la às provações, vai perdê-la no mundo que há de vir; ao passo que aquele que dela se separar no mundo presente e a submeter aos sofrimentos que vierem, recolherá numerosos frutos. […]

Em seguida, diz simplesmente: «Se alguém Me quiser servir, siga-Me.» Se alguém quiser ser meu servidor, mostre com os seus atos que quer caminhar após Mim.

Mas (poderíamos perguntar-lhe) que ganharão os que sofrerem contigo? E Ele responde: «Onde Eu estiver, aí estará também o meu servidor. Se alguém Me servir, meu Pai o honrará.» Aquele que tomar parte nos meus sofrimentos participará igualmente da minha glória; estará comigo eternamente no mundo que há de vir e partilhará a minha alegria no reino dos Céus. Eis como meu Pai honrará os que Me tiverem servido com fidelidade.

Neste mês de fevereiro, rezemos nas seguintes intenções do Papa:
Universal: Respeito pela criação
Para que cuidemos da criação, recebida como dom gratuito, a cultivar e proteger para as gerações futuras.
: Cristianismo na Ásia
Para que cresçam as oportunidade de diálogo e de encontro entre a fé cristã e os povos da Ásia.

Leia também...