«Assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas; assim o será também o Filho do Homem para esta geração»

Leituras Bíblicas

“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!

Dia 11 de outubro de 2010

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum

A Igreja celebra hoje: Santo Alexandre Sauli (1534-1592) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=11&Mes=10

Carta aos Gálatas 4,22-24.26-27.31.5,1:

Com efeito, está escrito que Abraão teve dois filhos: um da escrava e outro da mulher livre.
Mas, enquanto o da escrava foi gerado segundo a carne, o da mulher livre foi gerado por causa da promessa.
Isto está dito em alegoria; pois elas representam duas alianças: uma, a do monte Sinai, foi a que gerou para a escravidão; essa é Agar.
Mas a Jerusalém do alto é livre; essa é a nossa mãe,
pois está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz; rejubila e grita, tu que não sentes as dores de parto; pois são muitos os filhos da abandonada, mais do que os daquela que tem marido!
Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes, e não vos sujeiteis outra vez ao jugo da escravidão.

Livro de Salmos 113(112),1-7

Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor.
Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre.
Desde o nascer ao pôr-do-sol, seja louvado o nome do Senhor.
O Senhor reina sobre todas as nações, a sua majestade está acima dos céus.
Quem é como o Senhor, nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas?
Ele se inclina, lá do alto, para observar o céu e a terra.
Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria,

Evangelho segundo S. Lucas 11,29-32:

Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas.
Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração.
A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão!
Os ninivitas hão de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Sermão para o 3º Domingo depois do Pentecostes

«Assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas; assim o será também o Filho do Homem para esta geração»

Meus irmãos, ao percorrermos as diferentes épocas do mundo, vemos por toda a parte a terra coberta das misericórdias do Senhor, e os homens cercados pelos Seus benefícios. Não, meus irmãos, não é o pecador que retorna a Deus para pedir-Lhe perdão; mas é o próprio Deus que corre atrás do pecador e que o faz voltar para Ele. […] Espera pelos pecadores na penitência, e convida-os pelos movimentos interiores da Sua graça e pela voz dos Seus ministros.

Vede como se comporta para com Nínive, esta grande cidade pecadora. Antes de punir os habitantes, manda, da Sua parte, o Seu profeta Jonas anunciar-lhes que, dentro de quarenta dias, os irá punir. Jonas, em vez de ir a Nínive, refugia-se noutro lado. Quer atravessar o mar; mas, longe de deixar os Ninivitas sem aviso antes de os punir, Deus faz um milagre, conservando o Seu profeta, durante três dias e três noites, no seio de uma baleia, que, ao fim de três dias, o lança para a terra. Então o Senhor diz a Jonas: «Vai anunciar à grande cidade que dentro de quarenta dias perecerá.» Não lhes impõe qualquer condição. E o profeta, tendo partido, anunciou em Nínive que dentro de quarenta dias iria perecer.

Com esta notícia, todos se entregaram à penitência e às lágrimas, desde o camponês até ao rei. «Quem sabe, diz-lhes o rei, se o Senhor não terá ainda piedade de nós?» O Senhor, vendo-os recorrer à penitência, pareceu congratular-Se com o prazer de os perdoar. Jonas, vendo que chegava o prazo do castigo, retira-se para fora da cidade, a fim de esperar que o fogo do céu caísse sobre ela. Vendo que não caía: «Ah! Senhor» grita-Lhe Jonas «vais-me fazer passar por falso profeta? Prefiro morrer. Ah! Sei bem que és demasiado misericordioso, que não desejas senão perdoar» – «O quê! Jonas», disse-lhe o Senhor, «queres que faça perecer tanta gente que se humilhou perante mim? Oh! não, não, Jonas, não teria coragem; ao contrário, amá-los-ei e conservar-lhes-ei a vida.»

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.