Bispo diz que Encíclica do Papa lança luzes sobre desafios atuais

Robson Siqueira / Canção Nova

Arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira e o Bispo da Prelazia do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso

A nova Encíclica do Papa Bento XVI lançada nesta terça-feira, 7, Caritas in Veritate, foi um dos assuntos discutidos na coletiva de imprensa desta quarta-feira que contou com a presença do Arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira e o Bispo da Prelazia do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso. A coletiva aconteceu durante o XVIII Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC), na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Dom Alberto destacou que, na Encíclica, o Papa quer lançar luzes diante dos desafios atuais e dar uma contribuição da Igreja para as questões sociais do mundo. “Bento XVI já havia dito em outras ocasiões que um dos desafios do nosso tempo é o chamado ‘relativismo’, quando as pessoas não querem descobrir ‘a Verdade’, mas cada um fica com a sua verdade. Isso é muito comum hoje. Mas para nós [cristãos] existe uma verdade objetiva e ela tem nome: Jesus Cristo”.

O arcebispo explica que este é o fio condutor da Encíclica. “Se a Igreja quer viver na caridade, mas sem a verdade, então se torna sentimentalismo, assistência social ou até revolução e tantas outras coisas. Mas quando a verdade e a caridade caminham juntas, nós vamos descobrir que ali existe um modo adequado de estar presente no nosso mundo”. Algo que, segundo Dom Azcona, o Papa tem se empenhado em difundir.

“Na penúltima Encíclica Spe Salvi, sobre a esperança, o Papa procurou aproximar a verdade que a razão humana é capaz de adquirir por si mesma, como base para uma unidade – a unidade da humanidade se dá a partir da consciência de que o homem tem capacidade de chegar à verdade”, explicou o bispo da Prelazia de Marajó.

E ressalta que todos tem a capacidade de reflexão, com a qual nós podemos estabelecer diálogos verdadeiros e, a partir deles, construir uma humanidade nova, uma ética comum para toda a sociedade. “Essa paixão que o Papa Bento XVI tem pela razão, pela procura da verdade, pela insistência de que o homem não tem que ficar desarmado nessa busca apaixonada da verdade, foi fundamental na pastoral dele. (…) A verdade tem em si, a imponência da força sobre qualquer mente humana, que esteja aberta e disponível a acolhê-la”.

E por fim, Dom Alberto incentivou a todos para que, nos próximos dias, aprofundem o estudo da Encíclica e possam descobrir todos os seus desdobramentos para a vida do mundo.

Cobertura completa do XVIII Congresso da RCC

 

Fonte: Site Canção Nova

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.