Bento XVI realiza sua 16ª visita pastoral na Itália e exorta Igreja à comunhão fraterna

 Bento XVI rezou a oração mariana do Angelus, deste domingo, na esplanada do Vale Faul, em Viterbo, onde celebrou a santa missa por ocasião de sua 16ª visita pastoral dentro da Itália.

Na alocução que precedeu a oração mariana, o Santo Padre ressaltou que há muitos séculos a diocese de Viterbo tem um forte vínculo de comunhão e afeto com o Sucessor de Pedro. Bento XVI disse que percebeu esse laço afetivo visitando, está manhã, a sala do Conclave, na residência dos papas, onde foram escolhidos cinco pontífices. Viterbo foi sede papal de 1254 a 1281. Nesta cidade estão sepultados quatro pontífices: João XXI, Alessandro IV, Clemente IV e Adriano.

Na província de Viterbo nasceu São Leão Magno, que prestou um grande serviço à verdade na caridade, por meio de um assíduo exercício da palavra testemunhado com os seus sermões e suas cartas. Na localidade de Blera nasceu o Papa Sabiano, sucessor de São Gregório Magno e em Canino nasceu o Papa Paulo III. E Bento XVI acrescentou: "Viterbo é chamada a "Cidade dos Papas" e isso deve estimular vocês a viver e testemunhar a fé cristã, a mesma fé pela qual deram a vida os santos mártires Valentino e Ilário, sepultados na Catedral, primeiros de uma longa fileira de santos, mártires e bem-aventurados desta terra."

O Santo Padre pediu aos fiéis suas orações para que possa desempenhar com fidelidade e amor a missão de Pastor do rebanho de Cristo. O papa prometeu que rezará pela Igreja em Viterbo a fim de que possa permanecer unida e viver na fraterna comunhão, condições indispensáveis para oferecer ao mundo um testemunho evangélico eficaz. A seguir o Santo Padre concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Após a oração mariana do Angelus, o papa saudou os participantes do Congresso Internacional "Homens e Religiões", que tem início hoje em Cracóvia, na Polônia, e se concluirá na próxima terça-feira, dia 8, sobre o tema "Fé e culturas em diálogo".

Líderes religiosos, chefes de Estado, homens e mulheres de cultura foram convidados pela arquidiocese de Cracóvia e pela Comunidade Romana de Santo Egídio a participar do encontro e recordar os 70 anos do início da II Guerra Mundial, e os vinte anos da queda do Muro de Berlim e dos regimes comunistas na Europa Oriental.

"Não podemos nos esquecer dos fatos dramáticos que deram início a um dos maiores e terríveis conflitos da história, que causou a morte de milhões de pessoas e provocou o sofrimento do amado povo polonês. Um conflito que causou a tragédia do Holocausto e o extermínio de milhões de inocentes" – frisou Bento XVI.

O Santo Padre ressaltou que a memória desses eventos deve nos impulsionar a rezar pelas vítimas e por aqueles que sofrem no corpo e no espírito. "Que tais fatos não mais se repitam e se intensifiquem os esforços a fim de construir em nosso tempo, marcado por conflitos e contradições, uma paz duradoura, transmitindo, sobretudo, às novas gerações, uma cultura e um estilo de vida centralizados no amor, na solidariedade e na estima pelo outro" – ressaltou o papa.

Bento XVI sublinhou que neste sentido as religiões podem e devem contribuir na promoção da reconciliação e do perdão, na luta contra a violência, o racismo, o totalitarismo, o fundamentalismo que deturpam a imagem do Criador no ser humano, cancelando o horizonte de Deus que leva ao desprezo do próprio homem. "O Senhor nos ajude a construir a paz, partindo do amor e da compreensão" – concluiu o Santo Padre.

 
Fonte: Rádio Vaticano
 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.