Bento XVI: aprender na cruz a lição do amor de Deus

Meditação após a Via Sacra no Coliseu de Rom

Apresentamos, a seguir, a meditação do Papa Bento XVI, na noite da Sexta-Feira Santa, no final da Via Sacra realizada no Coliseu de Roma.

***

Queridos irmãos e irmãs:

Em oração, com ânimo recolhido e comovido, percorremos nesta noite o caminho da cruz. Com Jesus, subimos ao calvário e meditamos sobre o seu sofrimento, redescobrindo quão profundo é o amor que Ele teve e tem por nós.

Mas, neste momento, não queremos nos limitar a uma compaixão ditada somente pelo nosso fraco sentimento. Queremos sentir-nos partícipes do sofrimento de Jesus, queremos acompanhar nosso Mestre, compartilhando sua Paixão em nossa vida, na vida da Igreja, para a vida do mundo; porque sabemos que, precisamente na cruz, no amor sem limites que se doa inteiro, está a fonte da graça, da libertação, da paz, da salvação.

Os textos, as meditações, as orações da Via Sacra nos ajudaram a contemplar este mistério da Paixão, para aprender a imensa lição do amor que Deus nos deu na cruz, para que nasça em nós um renovado desejo de converter nosso coração, vivendo cada dia o mesmo amor, a única força capaz de transformar o mundo.

Nesta noite, contemplamos Jesus em seu rosto repleto de dor, escarnecido, ultrajado, desfigurado pelo pecado do homem; amanhã à noite o contemplaremos em seu rosto cheio de alegria, radiante e luminoso. Desde que Jesus foi colocado no sepulcro, o túmulo e a morte já não são um lugar sem esperança, onde a história se fecha com o fracasso mais completo, onde o homem toca o limite extremo da sua impotência. A Sexta-Feira Santa é o dia da esperança maior, aquela que é amadurecida na cruz.

Enquanto Jesus morre, enquanto exala seu último suspiro, grita com alta voz: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46). Entregando sua existência, doada nas mãos do Pai, Ele sabe que sua morte se converte em fonte de vida. Como a semente na terra tem de romper-se para que a planta possa crescer. Se o grão de trigo que cai na terra não morre, permanece só; mas se morre, dá muito fruto.

Jesus é o grão de trigo que cai na terra, que se parte, que se rompe, morre e por isso pode dar fruto. Desde o dia em que Cristo foi levantado nela, a cruz se transformou em um novo início. Da profundidade da morte se levanta a promessa da vida eterna; sobre a cruz brilha o esplendor vitorioso da aurora do dia da Páscoa.

No silêncio que envolve esta noite, no silêncio que envolve o Sábado Santo, tocados pelo amor sem limites de Deus, vivemos na espera da aurora do terceiro dia, a aurora da vitória do amor de Deus, a aurora da luz que permite aos olhos do coração ver de forma nova a vida, as dificuldades, o sofrimento.

Nossos fracassos, nossas desilusões, nossas amarguras, que parecem marcar o desabamento de tudo, são iluminados pela esperança. O ato de amor da cruz, confirmado pelo Pai e pela luz fulgurante da ressurreição, envolve e transforma tudo. Da traição pode nascer a amizade; da negação, o perdão; do ódio, o amor.

Concedei-nos, Senhor, carregar com amor nossa cruz, nossas cruzes cotidianas, na certeza de que elas estão iluminadas com o fulgor da vossa Páscoa. Amém.

 ZENIT, 02.04.2010

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.