[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
[/vc_column_text][vc_separator align=”align_right” el_width=”30″][vc_column_text]Caminhar juntos, na oração, no diálogo e na reflexão, escutando a realidade: esta foi a experiência que culminou com a 20ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no dia 28 de setembro, na Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau. O Bispo Diocesano, os padres, diáconos, seminaristas, religiosos e consagrados, leigos e leigas em grande número e participação, todos empenhados em celebrar, avaliar e planejar a vida diocesana e responder aos desafios atuais da evangelização.
Celebrávamos naquele dia o trabalho realizado pelas comunidades, paróquias e comarcas durante os meses de março a agosto, para avaliar o Plano Diocesano de Pastoral 2017-2019, buscando identificar as luzes e sombras, as dificuldades, os avanços e os indicadores de continuidade. Este processo quis envolver todas as lideranças, a partir da Leitura Orante da Palavra, dando voz também a todos que vivem a experiência da fé em nossas comunidades. Os frutos da avaliação e as propostas de ação foram levadas pelas Paróquias às Assembleias Comarcais, onde pudemos identificar as grandes necessidades da ação evangelizadora atual.
Alicerçados na Palavra de Deus, a partir do Evangelho segundo Mateus 7,21.24-27, “a casa construída sobre a rocha”, acolhemos as alegrias e esperanças que brotaram de inúmeras experiências nos itinerários de Iniciação à Vida Cristã, Grupos de Reflexão, Juventude, Família, Dízimo, Pastorais Sociais, Missão e Formação Permanente. Este olhar avaliativo nos permitiu “avançar para águas mais profundas”, agora inspirados pelas atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e em Santa Catarina.
Com o objetivo de “EVANGELIZAR, num Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”, trabalhamos em Grupos para que, acolhendo as propostas trazidas pelas Assembleias Comarcais, construíssemos, juntos, os encaminhamentos práticos para o próximo Plano de Pastoral.
Após os trabalhos, sob a inspiração de São Paulo Apóstolo, foi proposto e confirmado por mim que no quadriênio 2020-2023 priorizaremos a Iniciação à Vida Cristã (com especial ênfase em 2020), Vida e Família, Missão e Formação Permanente. Todos os Santos nos ajudem na comunhão, na unidade e na fidelidade aos compromissos assumidos. Deus abençoe a todos![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]