Aproxima-se o Dia Mundial do Doente, 11 de fevereiro

A centralidade da pessoa e a humanização do tratamento são destaque na Mensagem do Papa pela Jornada Mundial do Doente
 

Publicado 2011/02/03
Gaudium Press

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé, uma coletiva de imprensa dedicada à Mensagem do Santo Padre para a próxima Jornada Mundial do Doente, no dia 11 de fevereiro, que se realizará sob o tema "De vossas chagas fostes curados".

"Acredito que em cada diocese a Jornada Mundial do Doente será uma ocasião propícia para a boa preparação para a Beatificação de João Paulo II, porque o dia 1º de maio (data da beatificação) está cada vez mais próximo. E a respeito disso, gostaria de recordar que o Santo Padre (João Paulo II) era um "doente entre os doentes". Ele dizia que tinha três casas: a Cidade do Vaticano, Castel Gandolfo e também o Policlínico Gemelli, onde de fato passou não dias, mas muitos meses", observou o presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski.

Toda mensagem, desde a primeira, de 1993, fala sobre o tema do "mistério do sofrimento". Atualmente, segundo Dom Zygmunt o Santo Padre quer sublinhar três aspectos: a centralidade da pessoa humana, a necessidade de uma autêntica humanização no âmbito da saúde e o empenho das Igrejas particulares.

"2011 é o Ano do Voluntariado na Europa. Esta Jornada deve promover a formação espiritual e moral dos trabalhadores de saúde, médicos, enfermeiros e também farmacêuticos.
Enfim, reivindicar a importância da assistência religiosa aos doentes. Fala-se dos sacerdotes, isto é, capelães hospitalares, mas há também os leigos que formam uma comunhão, uma comunidade para estar próximo aos doentes", declarou o prelado.

A Igreja Católica, como recordou o presidente, gere 117 mil estruturas de saúde no mundo inteiro, em vários e diferentes contextos culturais e de fé. "Na África – acrescentou Dom Jean-Marie Mpendawatu, subsecretário do dicastério – em particular se não houvesse hospitais, centros de tratamento e dispensários mantidos pela Igreja, grandes faixas de população permaneceriam privadas de possibilidade de se tratarem". Também a fundação "O Bom Samaritano", fundada junto ao Pontifício Conselho pelo Papa João Paulo II, apoia diversas obras de ajuda para os doentes de Aids, malária ou tuberculose, por exemplo.

Durante a coletiva, foi anunciado também que as atividades pelo 25º aniversário do Pontifício Conselho para os Operadores Sanitários (Pastoral da Saúde) se concluem no próximo sábado, 5 de fevereiro, com um seminário sobre "o associacionismo sanitário católico e a cultura da vida". Na ocasião, para falar sobre experiência associativa e conforto terapêutico, estarão três médicos, uma enfermeira e um farmacêutico, membros da Associação Católica Internacional.

A Jornada Mundial do Doente é celebrada de forma solene a cada três anos. A próxima será em 2013 no santuário mariano de Altötting, na Alemanha, na diocese de Passau. "Sabemos que este é o santuário de Bento XVI, como a Kalwaria Zebrzydowska era o Santyuário de João Paulo II", explicou Dom Zygmunt.

 
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.