6ª-feira da 24ª Semana Do Tempo Comum
18 de Setembro de 2020
Cor: Verde
Evangelho – Lc 8,1-3
Andavam com êle várias mulheres que ajudavam a Jesus
e aos discípulos com os bens que possuíam.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,1-3:
Naquele tempo:
1 Jesus andava por cidades e povoados,
pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus.
Os doze iam com ele;
2 e também algumas mulheres
que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças:
Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;
3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes;
Susana, e várias outras mulheres
que ajudavam a Jesus e aos discípulos
com os bens que possuíam.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Bento XVI
papa de 2005 a 2013
Audiência geral de 14/02/07 (trad. © Libreria Editrice Vaticana) (rev.)
Acompanhavam-no os Doze e algumas mulheres
Também no âmbito da Igreja primitiva a presença feminina não é de modo algum secundária. […] Devemos a São Paulo a mais ampla documentação sobre a dignidade e o papel eclesial da mulher. Ele parte do princípio fundamental segundo o qual, para os batizados, não só «não há judeu nem grego, não há escravo nem livre», como também «não há homem nem mulher». O motivo é que «todos somos um só em Cristo Jesus» (Gl 3,28), ou seja, estamos todos irmanados pela mesma dignidade de fundo, embora cada um tenha funções específicas (cf 1Cor 12,27-30).
O apóstolo admite como algo normal que, na comunidade cristã, a mulher possa «profetizar» (1Cor 11,5), isto é, pronunciar-se abertamente sob o influxo do Espírito, contanto que isto seja para a edificação da comunidade e feito de modo digno. […] Já encontramos a figura de Prisca ou Priscila, esposa de Áquila, que em dois casos é surpreendentemente mencionada antes do marido (cf At 18,18; Rm 16,3); de qualquer maneira, ambos são explicitamente qualificados por Paulo como seus «colaboradores» (cf Rm 16,3). […]
É necessário reconhecer também que a breve Carta a Filêmon é, na realidade, endereçada por Paulo também a uma mulher chamada «Ápia» (cf Fl 1,2). […] Na comunidade de Colossos, ela devia ocupar um lugar de relevo; de qualquer forma, é a única mulher mencionada por Paulo entre os destinatários de uma carta sua. Noutro lugar, o apóstolo menciona uma certa «Febe», qualificada como diákonos da Igreja de Cêncreas (cf Rm 16,1-2). […] Embora o título não tenha, naquele tempo, um específico valor ministerial de tipo hierárquico, expressa um autêntico exercício de responsabilidade desta mulher em favor daquela comunidade cristã. […]
No mesmo contexto epistolar, o apóstolo recorda com traços de delicadeza outros nomes de mulheres: uma certa Maria, depois Trifena, Trifosa e a «querida» Pérside, além de Júlia (cf Rm 16,6.12a.12b.15). […] Depois, na Igreja de Filipos, deviam distinguir-se duas mulheres chamadas «Evódia e Síntique» (Fl 4,2): a exortação que Paulo faz à concórdia recíproca deixa entender que as duas mulheres tinham uma função importante no interior daquela comunidade. Em síntese, a história do cristianismo teria tido um desenvolvimento muito diferente, se não fosse o generoso contributo de muitas mulheres.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de setembro, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração universal – Respeito pelos recursos do planeta
Rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.