No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava ´publicamente para toda a Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja em outubro de 2019 para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do seu predecessor o Papa Bento XV. (…) Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o mesmo Mês Missionário Extraordinário o tema Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”.
2ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum
23 de Setembro de 2019
Ofício da memória. Missa pr.: Pf comum ou do Santo.Cor: Verde
Evangelho – Lc 8,16-18
Coloca a lâmpada no candeeiro,
a fim de que todos os que entram, vejam a luz.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,16-18:
Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
16 Ninguém acende uma lâmpada
para cobri-la com uma vasilha
ou colocá-la debaixo da cama;
ao contrário, coloca-a no candeeiro,
a fim de que todos os que entram, vejam a luz.
17 Com efeito, tudo o que está escondido
deverá tornar-se manifesto;
e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido
e claramente manifesto.
18 Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!
Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais;
e àquele que não tem,
será tirado até mesmo o que ele pensa ter.’
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São Máximo
o Confessor (c. 580-662), monge, teólogo
Pergunta 63 a Talássio; PG 90, 667ss.
«A tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos» (Sl 118,105)
A candeia que está no lampadário é Nosso Senhor Jesus Cristo, a verdadeira luz do Pai «que ilumina todo o homem que vem a este mundo» (Jo 1,9). Dito de outra forma, Cristo é a Sabedoria e a Palavra do Pai, que, tendo aceitado a nossa carne, Se tornou realmente e foi chamado a «luz» do mundo. Ele é celebrado e exaltado na Igreja pela nossa fé e pela nossa piedade, tornando-Se desse modo visível para todas as nações e brilhando para «todos os da casa», isto é, para o mundo inteiro, de acordo com as suas palavras: «Não se acende uma candeia para a pôr debaixo de um vaso, mas no candelabro, onde brilha para todos os da casa» (Mt 5,15).
Como se vê, Cristo designa-Se a Si mesmo como candeia. Sendo Deus por natureza, tornou-Se carne no plano da salvação, uma luz escondida na carne como debaixo de um vaso. […] Era nisto que David pensava quando dizia: «A tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos.» (Sl 118,105). Porque faz desaparecer as trevas da ignorância e do mal entre os homens, o meu Salvador e Deus é chamado farol na Sagrada Escritura. Porque é o único a poder aniquilar as trevas da ignorância e a dissipar a escuridão do pecado, Ele tornou-Se para todos caminho de salvação. O Senhor conduz para junto do Pai aqueles que, pelo conhecimento e pela virtude, avançam com Ele pelo caminho dos mandamentos como por um caminho de justiça.
O lampadário é a Santa Igreja porque o Verbo de Deus brilha por causa da sua pregação. Deste modo, os raios da sua verdade podem iluminar o mundo inteiro. […] Mas com uma condição: que ela não seja escondida sob a letra da lei. Pois todo aquele que fica preso à letra da Escritura vive segundo a carne, isto é, põe a candeia debaixo do vaso. Pelo contrário, colocada no lampadário da Igreja, ela ilumina «todo o homem».
Neste mês de setembro, como Papa e toda a Igreja, rezemos na seguinte intenção:
Universal: Para que os políticos, os cientistas e os economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos.