A Palavra de Deus no tempo da quaresma. Por Dom Rafael Biernaski

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)

[/vc_column_text][vc_separator align=”align_right” el_width=”30″][vc_column_text]O tempo da Quaresma, iniciado na liturgia da Quarta- -feira de Cinzas, tem a finalidade de preparar os cristãos para a Páscoa, para o dia da Ressurreição, quando a vida venceu a morte para sempre, num verdadeiro itinerário anual de caminhada penitencial. A Quaresma nasceu precisamente com a finalidade de favorecer uma participação mais profunda e mais intensa no mistério pascal de Cristo, centro da fé e da vida do cristão.

Um mistério tão grande precisa de longa e intensa preparação. Os quarenta dias indicam um tempo de prova antes de uma vitória: a espera de Noé depois do dilúvio (Gn 8,6); a permanência de Moisés no monte (Ex 24,18); os quarenta anos de permanência de Israel no deserto (Js 5,6); Elias caminha durante quarenta dias (1Rs 19,8); ainda quarenta dias e Nínive será destruída (Jn 3,4). As “tentações” de Jesus remetem o discípulo, no momento do seguimento, para o caminho (“via-sacra”) de sofrimento do mistério pascal de Cristo, precisamente a “Paixão” na qual a única possibilidade de ultrapassar a prova consiste em confiar na Palavra de Deus, como o próprio Cristo que responde à tentação três vezes com “a Escritura que diz” (Mt 4,4.6.10).

A Quaresma deve ser considerada um tempo de graça no qual os fiéis, mediante a escuta mais frequente da Palavra de Deus (porque “não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”), são convidados a redescobrir a sua dignidade de filhos de Deus e a sua libertação efetuada pela Páscoa de Cristo, ou seja, a graça do Batismo.

Neste ano em que valorizamos as “pequenas comunidades que se reúnem ao redor da Palavra de Deus”, vivamos esta experiência quaresmal mergulhados na fonte viva da Palavra de Deus, segundo os passos da Leitura Orante. E descobriremos as riquezas deste caminho que vai nos convertendo em discípulos missionários.

Com o seu apelo à conversão, a Quaresma torna-se o tempo exemplar para todo o ano e fornece o fundamento para uma vida cristã autêntica que, inspirando-se na Páscoa do Senhor, se coloca em atitude de constante conversão.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.