A nova paróquia: aberta a 51ª Assembleia Geral da CNBB

“Comunidade de comunidades. A nova paróquia”. Este o tema central da 51ª Assembleia Geral do Bispos do Brasil, que teve início nesta quarta-feira, no Santuário Nacional de Aparecida. A abertura do evento que deve reunir cerca de 300 bispos foi com a Santa Missa na Basílica de Aparecida às 7h30 celebrada pelo Presidente da CNBB, Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raimundo Damasceno Assis. O encerramento dos trabalhos está previsto para o próximo dia 19, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho.
 
Sobre as questões logísticas da Assembleia nós conversamos com o Ecônomo do Santuário de Aparecida, Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo.
 
O tema-base dessa Assembleia Geral do episcopado brasileiro ressalta o anúncio de Jesus revelando que o Reino vai ser formado por uma comunidade de discípulos. Segundo Dom José Luiz Majella Delgado, Bispo de Jataí (GO) na metodologia proposta pela Comissão de elaboração do texto, o mesmo só se concluiria na Assembleia de 2014. O objetivo é que o documento final seja enriquecido pelas experiências das paróquias, das comunidades e dos regionais.
 
Nós conversamos com Dom Majella.
 
Reunidos no Santuário de Aparecida, os participantes da Assembleia devem formular diretrizes para a renovação pastoral e revitalização do sentido comunitário das paróquias. Segundo o Presidente da CNBB, e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raimundo Damasceno Assis, a Igreja é missionária por natureza e as paróquias devem reavivar esse espírito missionário. Dom Raimundo disse ainda que é “necessário ir em busca dos que se afastaram, para que redescubram a beleza, a alegria da fé em Jesus Cristo, a importância da vivência comunitária e dos sacramentos”.
 
Os trabalhos da 51ª Assembleia terão início todos os dias com a celebração da Santa Missa às 7h30 da manhã no Altar Central da Basílica de Aparecida. Os trabalhos se realizarão no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho. Nos dias 13 e 14 de abril os bispos participam de um retiro espiritual. Todos os dias uma coletiva de imprensa, às 15h, com a participação de três bispos.
 
De Aparecida, Silvonei José  – Rádio Vaticano, 10 de abril de 2013
 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.