A ascensão de Cristo ao Céu – São Tomás de Aquino (1225-1274) teólogo dominicano, doutor da Igreja Comentário ao Credo

5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
21 de Maio de 2020
Cor: Branco

Evangelho – Jo 16,16-20
Vós ficareis tristes,
mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,16-20:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16 Pouco tempo ainda, e já não me vereis.
E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.’
17 Alguns dos seus discípulos disseram então entre si:
‘O que significa o que ele nos está dizendo:
‘Pouco tempo, e não me vereis,
e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’,
e: ‘Eu vou para junto do Pai’?’
18 Diziam, pois:
‘O que significa este pouco tempo?
Não entendemos o que ele quer dizer.’
19 Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo;
então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós
porque eu disse:
`Pouco tempo e já não me vereis,
e outra vez pouco tempo e me vereis’?
20 Em verdade, em verdade vos digo:
Vós chorareis e vos lamentareis,
mas o mundo se alegrará;
vós ficareis tristes,
mas a vossa tristeza se transformará em alegria.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São Tomás de Aquino (1225-1274)
teólogo dominicano, doutor da Igreja
Comentário ao Credo

A ascensão de Cristo ao Céu

 

A ascensão de Cristo foi conforme à razão […] por três motivos. Em primeiro lugar, o Céu era-Lhe devido por causa da sua natureza. Com efeito, é conforme à natureza que cada ser regresse aonde tem a sua origem; ora, Cristo tem a sua origem em Deus, que está acima de todas as coisas. De fato, Jesus disse aos seus apóstolos (Jo 16,28): «Eu saí do Pai e vim ao mundo; agora, deixo o mundo e volto para o Pai». […] Também os santos sobem ao Céu, mas não da mesma maneira que Cristo; pois Cristo elevou-Se ao Céu pelo seu próprio poder, mas os santos elevam-se levados por Cristo.

É por isso que Lhe dizemos, com a esposa do Cântico dos Cânticos (1,3): «Senhor, leva-nos contigo». Também se pode dizer que só com Cristo se sobe ao Céu; pois Cristo é a Cabeça da Igreja e os santos sobem ao Céu porque são seus membros. Em segundo lugar, o Céu era devido a Cristo Jesus em razão da sua vitória. De fato, Cristo foi enviado ao mundo para lutar contra o demônio e saiu vitorioso desse combate: «Eu fui vencedor e fui sentar-Me com o Pai no trono», diz Jesus (Ap 3,21).

Finalmente, Cristo merecia estar no Céu por causa da sua humildade. Com efeito, não há humildade que seja tão grande como a de Cristo, pois, sendo Deus, quis tornar-Se homem; sendo Senhor, quis assumir a condição de escravo, tornando-Se obediente até à morte (cf Fl 2,7), e desceu aos infernos; por tudo isso, mereceu ser exaltado até ao Céu, ao trono de Deus. Com efeito, a humildade é o caminho que conduz à exaltação: «aquele que se humilha será exaltado», diz o Senhor (Lc 14,11); e São Paulo escreve aos Efésios (4,10): «aquele que desceu foi o mesmo que subiu acima dos Céus».

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de maio, rezemos na seguinte intenção:
Pela evangelização – Pelos diáconos
Rezemos para que os diáconos, fiéis ao serviço da Palavra e dos pobres, sejam um sinal vivificante para toda a Igreja.

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