Crianças-soldado – ANSA – 23/03/2015 11:29
Pelo menos 250 crianças-soldado foram libertadas sábado passado, no Sudão do Sul, pelo grupo armado, Cobra Faction. Um outro grupo de 400 crianças será libertado nos próximos dias. De entre as crianças libertadas quatro são meninas, uma das quais com apenas 9 anos de idade. A libertação das crianças teve lugar na localidade de Lekuagole, no Estado de Jonglei. Este é o terceiro grupo de crianças libertadas na sequência do acordo de paz entre “Cobra Fiction” e o Governo.
O Unicef e a Comissão Nacional de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (NDDRC) estão a trabalhar juntos nos cuidados às crianças libertadas e a reintegrá-las de novo nas respectivas comunidades.
Segundo o UNICEF Cobra Fiction tem pelo menos três mil criança-soldado.
No acto da libertação em Lekuangole, houve uma cerimónia formal em que as 250 crianças foram desmobilizas, entregaram suas armas e fardas e foram vestidas com roupas normais. O UNICEF levou-as depois para um centro de cuidados, onde ficarão alojadas e receberão alimentação e curas médicas. Depois, esta organização das Nações Unidas para a infância e outros parceiros vão iniciar a procurar as suas famílias e, onde necessário, dar-lhes-ão apoio psico-social.
O representante do UNICEF no Sudão do Sul, Jonathan Veitch sublinhou que com esta nova libertação, o número de crianças desmobilizadas eleva-se a 1.314. Ele acrescentou ainda que das 660 crianças libertadas anteriormente em Pibor e Gumork, 200 já formam reintegradas nas próprias famílias. E em breve vai-se chegar ao dobro. Ele referiu ainda que enquanto regozijam pela libertação dessas crianças, estão também profundamente perturbados pelo rapto de centenas de crianças no Uper Nile (Nilo Alto) e no Unity States. As crianças são visadas e arroladas pelas forças do governo e da oposição. O UNICEF condena esta violação dos direitos humanos e convida todas as partes a libertar as crianças. O UNICEF está pronta a apoiar a sua desmobilização – rematou Jonatan Veitch. (DA)