Por ocasião do Ano Sacerdotal, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal dom Cláudio Hummes, escreveu uma carta aos presbíteros do mundo inteiro, na qual ele enfatiza o valor da oração para os sacerdotes, como alimento indispensável do aspecto espiritual. "Realmente, sem o alimento essencial da oração, o presbítero adoece, o discípulo não encontra força para seguir o Mestre, e assim morre por desnutrição. Conseqüentemente, o seu rebanho se dispersa e, por sua vez, morre".
O cardeal afirma ainda que quando a oração se extingue, "a fé se enfraquece e o ministério perde conteúdo e sentido. A conseqüência existencial para o sacerdote é que ele terá menos alegria e menos felicidade no ministério a cada dia. E como se, no caminho do seguimento de Jesus, o presbítero, que caminha junto a tantos outros, começasse a ficar para trás sempre mais e assim se distanciasse do Mestre, até perdê-lo de vista no horizonte. Deste ponto então ele acaba desorientado e vacilante".
Dom Cláudio Hummes destacou ainda que, para o sacerdote continuar sendo fiel a Cristo é preciso que ele se sinta necessitado de oração e intimidade com Deus. "Por isso o presbítero para continuar fiel a Cristo e fiel à comunidade, necessita ser um homem de oração, um homem que vive na intimidade com o Senhor. Ele precisa além do mais ser confortado pela oração da Igreja e de cada cristão".
Site www.cnbb.org.br, 10/12/2009