2ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum
14 de Fevereiro de 2022
Cor: Branco
Evangelho – Mc 8,11-13
Por que esta gente pede um sinal?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,11-13:
Naquele tempo:
11 Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus.
E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu.
12 Mas Jesus deu um suspiro profundo
e disse: ‘Por que esta gente pede um sinal?
Em verdade vos digo,
a esta gente não será dado nenhum sinal.’
13 E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca
e se dirigiu para a outra margem.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
São João Paulo II (1920-2005)
papa
Homilia de 14/2/85 (trad. DC 1893, p. 367 © Libreria Editrice Vaticana, rev.)
Santos Cirilo e Metódio, missionários que souberam ler os «sinais dos tempos» (Gaudium et Spes, Vaticano II)
O desejo intenso da união espiritual de todos os crentes em Cristo inspirou os dois santos irmãos Cirilo e Metódio na sua missão, cujo objetivo era fazer dos povos evangelizados por eles na Europa nascente um traço de união entre o Oriente e o Ocidente. Para tal, Cirilo e Metódio decidiram traduzir em língua eslava os livros sagrados , lançando assim as bases de toda a literatura que esses mesmos povos haviam de desenvolver nas respetivas línguas. […]
Louvar a Deus na própria língua, ter consciência da identidade nacional e da própria cultura, assegurar uma união mais profunda entre todos os cristãos, quer do Oriente quer do Ocidente: não foi esse o programa missionário confirmado e recomendado ainda recentemente pelo Concílio Vaticano II? O fato de o programa ter sido aprovado e encorajado pela Sé de Roma há onze séculos foi certamente um dos grandes «sinais dos tempos», que anunciavam antecipadamente um novo rosto da Europa nascente.
Apesar dos altos e baixos e das grandes dificuldades que se produziram ao longo da história, podemos reconhecer que a liturgia eslava e a cultura que foi edificada sobre as bases lançadas pelos dois santos irmãos são ainda hoje testemunho inegável da continuidade viva da herança de Cirilo e Metódio. Aliás, o desejo da plena união dos cristãos fez-se muitas vezes sentir entre os povos eslavos, especialmente nas épocas mais difíceis.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de fevereiro, rezemos na seguinte intenção:
Pelas religiosas e consagradas – Veja vídeo do Papa
Rezemos pelas religiosas e consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem a encontrar novas respostas diante dos desafios do nosso tempo.