«Vou subir para o meu Pai e vosso Pai» – Santo Agostinho (354-430) bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja 1.º sermão para Quinta-Feira Santa, PLS 2, 572

3ª-feira na Oitava da Páscoa
6 de Abril de 2021
Cor: Branco

Evangelho – Jo 20,11-18
‘Eu vi o Senhor!’; e eis o que ele me disse.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 20,11-18:
Naquele tempo:
11 Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando.
Enquanto chorava,
inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.
12 Viu, então, dois anjos vestidos de branco,
sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus,
um à cabeceira e outro aos pés.
13 Os anjos perguntaram:
‘Mulher, por que choras?’
Ela respondeu:
‘Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram’.
14 Tendo dito isto,
Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé.
Mas não sabia que era Jesus.
15 Jesus perguntou-lhe:
‘Mulher, por que choras?
A quem procuras?’
Pensando que era o jardineiro, Maria disse:
‘Senhor, se foste tu que o levaste
dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar’.
16 Então Jesus disse: ‘Maria!’
Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabuni’
(que quer dizer: Mestre).
17 Jesus disse: ‘Não me segures.
Ainda não subi para junto do Pai.
Mas vai dizer aos meus irmãos:
subo para junto do meu Pai e vosso Pai,
meu Deus e vosso Deus’.
18 Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos:
‘Eu vi o Senhor!’,
e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
1.º sermão para Quinta-Feira Santa, PLS 2, 572

«Vou subir para o meu Pai e vosso Pai»

«Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai». Que quer isto dizer? Que tocamos melhor a Jesus através fé do que através da carne. Tocar a Cristo pela fé é tocá-lo com toda a verdade. Foi assim com a mulher que sofria de perdas de sangue: aproximou-se de Cristo, cheia de fé, e tocou-Lhe no manto. […] E o Senhor, comprimido embora pela multidão, só foi tocado por essa mulher […], porque ela acreditou (cf Mc 5,25s.).

Hoje, meus irmãos, Jesus está no Céu. Quando habitava entre os seus discípulos, estava revestido duma carne visível e tinha um corpo palpável: víamo-lo, tocavamos-Lhe. Hoje, porém, que está sentado à direita do Pai, não podemos tocar-Lhe. E, no entanto, infelizes de nós se não Lhe tocarmos; nós, os crentes, tocamos-Lhe. Ele está no Céu, está longe, e as distâncias que O separam de nós não são mensuráveis. Mas, se creres, tocar-Lhe-ás. Que digo eu? Tocar-Lhe-ás? Se creres, terás junto a ti Aquele em quem crês. […]

Maria procurava-O morto e não acreditava que Ele havia de ressuscitar: «Levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Ela chora por um homem. […] «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Se Me tocares antes de Eu ir para o Pai, não verás em Mim senão um homem, e que te dará essa fé? Deixa-Me subir para o Pai. Eu nunca O deixei, mas agora subirei até Ele por ti, se acreditares que sou igual do Pai». Nosso Senhor Jesus Cristo não deixou o Pai quando desceu de junto dele. E, quando voltou a subir de junto de nós, também não nos abandonou. Porque, quando ascendeu para ir sentar-Se à direita do Pai, disse aos seus discípulos: «Eu estarei sempre convosco, até ao fim dos tempos» (Mt 28,20).

 

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês, rezemos pela Intenção universal:
Os direitos fundamentais
Rezemos por aqueles que arriscam a vida lutando pelos direitos fundamentais nas ditaduras, nos regimes autoritários e também nas democracias em crise.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.