Aconteceu na tarde de sexta-feira (22), uma reunião entre os representantes dos oito partidos dos candidatos à Presidência da República e o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também cardeal arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno.
Após a fatalidade ocorrida com Eduardo Campos, que concorria às eleições presidenciais 2014, algumas mudanças ocorreram nas agendas dos candidatos e houve a necessidade de que os partidos se reunissem novamente para o acerto de outros detalhes. Porém, ao término dessa reunião, o debate em Aparecida foi confirmado para o dia 16 de setembro, às 21h30.
Os partidos definiram apenas duas mudanças na ata anterior que havia sido assinada na reunião do dia 22 de julho.
O debate, que antes ocorreria nos estúdios da TV Aparecida, acontecerá no Centro de Eventos pe. Vítor Coelho de Almeida, ao lado do Santuário Nacional, que conta com uma grande infraestrutura para acolher os candidatos, convidados e todo o episcopado brasileiro.
Houve alteração ainda quanto ao mediador, que agora passa a ser Rodolpho Gamberini, recém contratado da Rede Aparecida de Comunicação para fazer toda a parte de assessoria do debate. Jornalista com mais de 40 anos de profissão, atuou em várias emissoras do país.
“Esse debate promovido pela CNBB, confirmado para o dia 16 de setembro em Aparecida, que será transmitido pelas emissoras de TVs, rádios e portais de inspiração católica é uma forma de fortalecer a democracia e tornar mais transparente o processo eleitoral”, afirmou o cardeal dom Damasceno.
Para o diretor geral da TV Aparecida, padre Josafá Moraes, o evento é um marco não apenas para a capital nacional da fé, mas para todo o país.
“É a primeira vez que um debate como esse acontece fora dos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, enfim, e com ele, queremos representar e mostrar a todos a força dos interiores do Brasil. Para a TV Aparecida é uma imensa alegria poder sediar esse evento tão importante, em parceria com todas as mídias católicas, onde juntos, somando nossas forças, podemos alcançar mais de 90% dos lares brasileiros. Os telespectadores, ao acompanhar e conhecer melhor os candidatos, poderão votar de maneira ainda mais consciente”, conclui padre Josafá Moraes, C.Ss.R.