«Nisto apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele» – Anastácio do Sinai (?-depois de 700), monge

“Perdoa ao próximo que te prejudicou: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados” (Eclo 28,2) http://migre.me/kK9Z0

Dia 06 de agosto de 2014 – Transfiguração do Senhor – Festa – Ano A

Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com as Lideranças

Evangelho segundo S. Mateus 17,1-9:

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte.
Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele.
Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.»
Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.»
Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados.
Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.»
Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém.
Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»
 

Comentário do dia
 Anastácio do Sinai (?-depois de 700), monge
Homilia na Festa da Transfiguração

«Nisto apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele»

Hoje o Senhor apareceu realmente na montanha. Hoje a natureza humana, criada no passado semelhante a Deus mas obscurecida pelas figuras disformes dos ídolos, foi transfigurada na antiga beleza do homem criado «à imagem e semelhança de Deus» (Gn 1,26). […] Hoje, na montanha, o homem, que estava vestido com túnicas de pele escura e sombria (Gn 3,21), endossou a vestimenta divina, «envolto em luz como num manto» (Sl 103,2). […]

Moisés contemplou de novo o fogo que não consumia a sarça (Ex 3,2), mas que dá vida a toda a carne […], e disse: «Agora vejo-Te, a Ti que és realmente e para sempre, a Ti que estás com o Pai e que me disseste: "Eu sou Aquele que sou" (v. 14). […] Agora vejo-Te, a Ti que desejava ver quando disse: "Mostra-me a tua glória" (Ex 33,18). Já não vejo apenas as tuas costas, escondido na fenda da rocha (v. 23), mas vejo-Te, Deus cheio de amor pelos homens, oculto sob uma forma humana. Já não me cobres com a tua direita (v. 22), mas és a Direita do Altíssimo revelada ao mundo. Tu és o mediador, tanto da Antiga como da Nova Aliança, Deus antigo e homem novo. […]

«A Ti que me disseste no Sinai: "Um ser humano não pode ver-Me e continuar vivo" (v. 20), como podemos agora contemplar-Te face a face aqui na terra, em carne e osso? Como vives entre os homens? Tu que és a vida e que dás a vida, como corres para a morte? Tu que moras entre os seres no mais alto dos céus, como avanças para mais abaixo que os seres mais abandonados, para junto dos que já morreram? […] Porque queres mostrar-Te também àqueles que estão adormecidos desde há séculos, visitar os patriarcas na morada dos mortos, descer a libertar Adão das suas dores.» […] Porque é assim que «os justos brilharão na ressurreição» (Mt 13,43); é assim que eles serão glorificados, é assim que serão transfigurados.
 

Neste mês, com o Papa e a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:

Universal – Acolher os refugiados
Para que os refugiados, obrigados a abandonar as suas casas por causa da violência, sejam acolhidos com generosidade e vejam respeitados os seus direitos.

Pela Evangelização – Cristãos na Oceânia
Para que os cristãos na Oceânia anunciem com alegria a fé aos povos do continente.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.