“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. | Palavra de Vida Dezembro 2019

Nesta passagem do Evangelho de Mateus, Jesus prepara os discípulos para a sua volta definitiva e inesperada, que os pegará de surpresa.
Também naquela época histórica havia muitas dificuldades, guerras, sofrimentos de todo tipo. Para o povo de Israel, a esperança se baseava na intervenção do Senhor, que haveria de pôr fim às lágrimas. Por isso, a espera não era motivo de sobressalto, mas, pelo contrário, de alívio, era vista como tempo da salvação.
Neste ponto, Jesus nos indica um grande segredo: viver bem o momento presente porque Ele mesmo voltará, enquanto estivermos trabalhando, ocupados com as tarefas normais do nosso dia a dia, durante as quais muitas vezes nos esquecemos de Deus, por estarmos preocupados demais com o amanhã.

“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.”

Vigiar: é um convite para manter os olhos abertos, para reconhecer os sinais da presença de Deus na história, no dia a dia, e ajudar outros, que vivem nas trevas, a encontrar o caminho da vida.
A incerteza a respeito do dia exato da chegada de Jesus põe o cristão numa atitude de contínua espera; encoraja-o a viver o momento presente com intensidade, amando hoje, não amanhã; perdoando agora, não depois; transformando a realidade neste momento, não quando encontrar tempo na sua agenda cheia de compromissos.
Meditando essa frase, Chiara Lubich escrevia: Já observou como geralmente você não vive a vida, mas vai arrastando-a na espera de um “depois” que deveria lhe trazer a “felicidade”? Na verdade, um “depois-feliz” realmente há de chegar, mas não é aquele que você espera. Um instinto divino faz você esperar por alguém ou por alguma coisa que possa satisfazê-lo. Talvez, então, você pense nos feriados, ou no tempo livre, ou num encontro especial, no fim dos quais, porém, você não fica satisfeito ou, pelo menos, não plenamente. E volta a monotonia de uma existência vivida sem convicção, sempre na expectativa. A verdade é que, entre os fatores que compõem também a sua vida, existe um do qual ninguém pode escapar: é o encontro frente a frente com o Deus que vem. É essa a “felicidade” pela qual você inconscientemente anseia, pois você existe para ser feliz. E a felicidade plena é somente Deus que lhe pode dar.1

“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.”

O Senhor Jesus virá com certeza no fim da vida de cada um, mas desde já podemos reconhecê-lo realmente presente na Eucaristia que vamos celebrar e partilhar, na sua Palavra que vamos escutar e viver, em cada irmão e irmã que vamos acolher, na sua voz que fala na consciência.
Desde agora a vida nos apresenta muitos desafios; e nos perguntamos: “Quando acabará todo esse sofrimento?”.
Não podemos ficar aguardando passivamente uma intervenção do Senhor: cada momento deve ser aproveitado para antecipar o Reino de Deus, o seu desígnio de fraternidade. Cada pequeno gesto de amor, toda gentileza, todo sorriso doado transforma a nossa existência em uma espera contínua e fecunda.
Padre Paco é capelão em um hospital na Espanha. São muitos os enfermos idosos, que às vezes sofrem de graves doenças degenerativas. Ele conta: Ao bater à porta do quarto de um paciente idoso, que muitas vezes vociferava contra a fé, tive um momento de hesitação; mas eu ainda queria testemunhar a ele o amor de Deus. Entro com o sorriso mais alegre possível. Falo com todo o carinho, explico a beleza dos sacramentos. Pergunto se deseja recebê-los. Ele me responde: “Certamente!”. Depois de confessar-se, recebe a Eucaristia e a Unção dos enfermos. Permaneço ainda algum tempo com ele. Quando me despeço, ele está sereno, e a filha, presente, fica pasmada.

Letizia Magri

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.