Bento XVI chega à República Tcheca para sua 13ª viagem apostólica

 
Na manhã deste sábado, 26, teve início a viagem do papa Bento XVI à República Tcheca. Sob o lema "O amor de Cristo é a nossa força", o pontífice realiza sua 13ª viagem apostólica internacional, e a 7ª pela Europa.
Bento XVI foi acolhido no aeroporto de Praga, capital do país, por autoridades políticas e eclesiásticas, entre as quais o presidente da República, Václav Klaus; o arcebispo da cidade, cardeal Miloslav Vlk, e pelo presidente da Conferência Episcopal Tcheca, dom Jan Graubner.
Ao chegar, o papa recordou que se aproximam os 20 anos da “Revolução de Veludo”, período que pôs fim a uma época especialmente difícil para o país. “Uma época em que a circulação de ideias e de movimentos culturais era rigidamente controlada”, disse.
O papa relembrou a queda do muro de Berlim como um marco na história mundial. Ele destacou que o fato foi mais verdadeiro para os países da Europa Central e Oriental e frisou que não se deve subestimar o custo de 40 anos de repressão política, sobretudo a tentativa de calar a Igreja, que sobreviveu graças a inúmeros mártires.
"Agora que a liberdade religiosa foi restabelecida”, disse o papa, “peço a todos os cidadãos da República Tcheca que redescubram as tradições cristãs que plasmaram sua cultura, e exorto a comunidade cristã a continuar a fazer sentir a própria voz."
Por sua posição geográfica, no coração da Europa, a República Tcheca é o local de encontro de povos, tradições e culturas diferentes. "Não se deve negar que isso tenha causado atritos, todavia, no tempo, revelou ser um encontro frutuoso" – disse o pontífice, acentuando o papel das terras tchecas na histórica intelectual, cultural e religiosa da Europa.
*Informações: Rádio Vaticano
Site CNBB, 27/09/2009
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.