3º Passo: ENTREGAR – A nossa fé depende do laço que firmamos com Deus em nossas orações.

Leitura da Palavra: At 2, 42-47
“42. Eram perseverantes em ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações.
43. Em todos eles havia temor, por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam.
44. Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas;
45. vendiam suas propriedade e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um.
46. diariamente, todos juntos freqüentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração.
47. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação.”

O passo que vivenciamos hoje nos convida a colocar tudo em comum, mas não se remete apenas aos bens materiais. A Leitura nos relembra que estamos aqui por uma causa que vai além de nós, uma causa que atinge toda a nossa família, uma causa que desestrutura e que destrói as nossas certezas. Quando somos atingidos pelo flagelo da dependência química e do álcool passamos a nos questionar e a nos culpar, e essas atitudes nos impedem de avaliar a real situação e também impedem de assumirmos o nosso verdadeiro papel dentro da família, acusando, se vitimando, deixando de agir onde é necessário.

A entrega só acontece para quem confia e se deixa envolver por um novo jeito de ser cristão. A proposta do Programa de Vida Nova promove a conversão. E graças aos ensinamentos dos apóstolos, como é visto no Evangelho, podemos refletir sobre o chamado que nos é anunciado. Através do nosso testemunho de entrega e perseverança, podemos construir uma nova história, um novo pensar, podemos fazer desabrochar atitudes mais comprometidas com a nossa vida.

A oração, a comunhão íntima com Deus, a participação na Eucaristia, a fração do pão e da vida e a participação nos grupos de autoajuda possibilita que exercitemos a fraternidade, faz-nos conhecer um mundo por nós pouco alcançado, que é o nosso mundo interior, o qual precisa ser trabalhado e comungado. A falta de amor, de afeto, de carinho, de singeleza pode levar à opressão das drogas, do pecado e da violência, acaba com as relações, consigo mesmo, com a família e com a sociedade.

Assim como a primeira comunidade cristã, também nós precisamos perseverar ouvindo a Palavra. Daí a importância de partilhar os nossos problemas e conhecer o nosso maior desafio, lembrando sempre que não estamos sozinhos. A Caminhada de Vida Nova é uma caminhada conjunta, que foca num mesmo objetivo: a sobriedade. Quando nos entregamos e abraçamos a fé, ficamos unidos e colocamos em comum todas as coisas. Em alguns casos a família é capaz de vender quase tudo o que restou para livrar o filho da mão do traficante ou da polícia. Porém, para devolvê-lo à vida, muitos resistem em fazer sacrifícios para proporcionar a ele o tratamento adequado para a sobriedade.

Obviamente, o compromisso nesta circunstância torna-se maior, porque a entrega exige renovação diária. A alegria é condição essencial na luta contra o combate às drogas, pois somos chamados à vida e vida em abundância. Portanto, a oração deve ser sustentada com alegria na direção daqueles que precisam.  E assim, louvando a Deus, clamando por um novo amanhã, seremos fortalecidos pela graça do Senhor que nos abençoará, nos oferecerá novas oportunidades e acrescentará novas perspectivas em nossa vida.

Malena Andrade – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Blumenau

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.