Em manhã de intensa vida e discernimento, reuniu-se a Coordenação Diocesana de Pastoral da Diocese de Blumenau na quinta-feira, 08 de fevereiro.
A leitura orante a Palavra (Mc 7,24-30) abriu e inspirou o encontro. A perícope da mulher siro-fenícia foi o texto proclamado, rezado e comentado partilhadamente. Uma das conclusões se destacou: Jesus e sua Palavra, diante da fé das pessoas, tem a capacidade e a força de transformar a realidade do mal e da morte em bem e vida. É por isso que nosso empenho pastoral não se cansa e não perde seu vigor.
Em sintonia com o projeto regional da Pastoral Vocacional, Cada Comunidade Uma Vocação, procedeu-se, em seguida à recitação de uma dezena de Ave-Marias.
Da pauta, houve a retomada da avaliação da 18 Assembléia Diocesana de Pastoral, ocorrida em novembro do ano passado. Analisou-se o desafio do Ano do Laicato na Diocese, com apresentação de subsídios, nas suas três dimensões: Escolas de formação para leigos e leigas, continuidade da formação para a Iniciação Cristã e estudo do Documento 105 da CNBB. O Seminário Diocesano do Laicato, a realizar-se nos dias 6, 7 e 8 de abril próximo, mereceu destaque e encaminhamentos.
Ainda o Congresso Missionário Regional, agendado para 23 a 25 de fevereiro próximo, em Palhoça, SC, com participantes também da nossa Diocese de Blumenau, foi outro tema muito valorizado e comentado na reunião.
Elaborou-se, finalmente, a pauta da próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, a ocorrer no próximo dia 03 de março, nas dependências da Paróquia São Francisco de Assis Fortaleza.
A oração e a bênção de Dom Rafael fecharam o evento com chave e ouro.