Palavra: Jo 6, 35-40
35. “Jesus disse: ‘Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede.
36. Eu já disse: Vocês me viram e não acreditaram.
37. Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim,
38. pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim para fazer a vontade Daquele que me enviou.
39. E a vontade Daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia.
40. Esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.’ Se levantou, e começou a servi-los.”
Quem procura Jesus e Dele se alimenta terá vida em abundância, porque encontra Nele o sustento para enfrentar todas as dificuldades. Neste mundo sempre teremos tribulações e desafios, os quais nos tornam suscetíveis a contrariar a vontade de Deus, nos enfraquecendo, nos derrubando, nos fazendo recair nas misérias dos nossos pecados. Em Jesus podemos encontrar o sentido da vida plena, mas também é necessário que façamos a nossa parte, nos comprometendo em manter a nossa dignidade e construindo uma vida de sobriedade.
Precisamos do pão que sustenta a nossa vida material, por isso precisamos trabalhar para nos sustentar, mas é importante não nos deixarmos corromper pelos vícios, pelos pecados capitais, pelas doenças da moda, da atualidade. É necessário que saibamos onde queremos ir, para que trilhemos um caminho seguro, sem incertezas. Com maior intensidade, precisamos do Pão Espiritual que nutre a fé e nos motiva a viver a sobriedade com dignidade. Jesus, o Pão da Vida, é Aquele que veio de Deus para dar uma vida definitiva aos homens tirando-nos da dependência, da escravidão, da fome, da miséria trazendo-nos o Alimento da vida, da dignidade e da libertação.
Para viver em sobriedade de sentimentos, de pensamentos e de ações é imprescindível comungar no Corpo e no Sangue de Jesus, vivenciando a Sua Palavra. Sabendo que Jesus é o Pão da Vida e o Pão Eucarístico que veio do céu, quem acredita Nele nunca mais terá fome, sede, nunca mais recairá nas mesmas fraquezas. Jesus, o Pão da Vida, não quer que nenhum de nós se perca. Jesus não rejeita aquele que O procura sinceramente. A nossa verdade deve ir ao encontro da Verdade do Pai. Se estamos inquietos, cheios de dúvidas, sem forças para lutar, certamente estamos em um barco à deriva. Ao Pai cabe mostrar-nos o Caminho se O dissermos onde queremos ir. Em muitas orações pedimos para que Ele nos mostre o Caminho, mas não afirmamos onde queremos chegar.
Se ainda não temos clareza sobre a nossa vida, se ainda não sabemos o que estamos fazendo aqui, se ainda estamos divididos entre o comprometimento da santidade e a satisfação da liberdade, então é preciso buscar encontrar-se ainda mais nas orações para que façamos a escolha certa, para que decidamos com alegria a opção que nos leva à Salvação, para que não caiamos nas armadilhas camufladas e cheias de boa aparência, dos nossos desejos individuais e mesquinhos.
A vontade de Deus Pai, que enviou Jesus é esta: que tenhamos uma vida de sobriedade e sejamos restaurados definitivamente. Que nenhum filho se perca. Quem crê em Jesus vivendo o Programa de Vida Nova, Celebrando a Eucaristia, terá força e graça para perseverar na Caminhada.
* Ouça também o Programa de Rádio “Sobriedade em Cristo” que vai ao ar pela Rádio Arca da Aliança – AM 1260 (todas as segundas-feiras, as 12:30h)
http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Arca-da-Alianca-1260-AM/18403