«Mas diz uma só palavra» – Basílio de Selêucia (?-c. 468), bispo

«“Se, fazendo o bem, sois pacientes no sofrimento, isto vos tornará agradáveis diante de Deus”(1Pd 2,20)»
– Esta é uma Palavra de Jesus para ser meditada e vivida durante todo este mês de junho – Proposta do Movimento dos focolares
– Ajude-se com o comentário, clicando no link: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=5741&cod_002=5

Dia 01 de junho de 2013 – Sábado da 8a semana do Tempo Comum

Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com a Juventude

Dia 02 de junho de 2013 –
Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com a Juventude

Evangelho segundo S. Lucas 7,1-10:

Naquele tempo, quando Jesus acabou de falar ao povo, entrou em Cafarnaúm.
Ora um centurião tinha um servo a quem dedicava muita afeição e que estava doente, quase a morrer.
Ouvindo falar de Jesus, enviou-lhe alguns judeus de relevo para lhe pedir que viesse salvar-lhe o servo.
Chegados junto de Jesus, suplicaram-lhe insistentemente: «Ele merece que lhe faças isso,
pois ama o nosso povo e foi ele quem nos construiu a sinagoga.»
Jesus acompanhou-os. Não estavam já longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por uns amigos: «Não te incomodes, Senhor, pois não sou digno de que entres debaixo do meu teto, pelo que
nem me julguei digno de ir ter contigo. Mas diz uma só palavra e o meu servo será curado.
Porque também eu tenho os meus superiores a quem devo obediência e soldados sob as minhas ordens, e digo a um: 'Vai', e ele vai; e a outro: 'Vem', e ele vem; e ao meu servo: 'Faz isto', e ele faz.»
Ouvindo estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e disse à multidão que o seguia: «Digo-vos: nem em Israel encontrei tão grande fé.»
E, de regresso a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Basílio de Selêucia (?-c. 468), bispo
Homilia sobre o centurião

«Mas diz uma só palavra»

«Senhor, o meu servo está deitado, com uma paralisia, e sofre bastante; mesmo sendo escravo, não é por isso menos homem aquele que sofre deste mal. Não atentes à baixeza da escravidão, mas à grandeza da moléstia.» Assim falou o centurião. E que disse a suprema Bondade? «Aqui estou e curá-lo-ei, Eu, que Me fiz homem por amor dos homens e para todos vim, não desprezarei ninguém. Curá-lo-ei.» Com a rapidez desta promessa, Cristo espicaça-lhe a fé: «Senhor, […] não sou digno de que entres debaixo do meu teto». Vedes como o Senhor fez sair a fé escondida e calada, como o caçador? «Mas basta uma palavra tua e o meu servo ficará curado deste mal e liberto do jugo da doença. Porque eu próprio me submeto aos meus superiores, mas nem por isso deixo de dizer aos meus homens “Vai!” e ele vai, ou “Vem cá!” e ele vem. Foi assim que soube da força do teu poder e, a partir da força do meu, reconheço que comparativamente nada posso. Sei das legiões de curas e da multidão de milagres que obedecem às tuas ordens. Envia-os a combater a doença, envia-os como eu faço aos meus soldados.»

Jesus, cheio de admiração, diz: «Nem em Israel encontrei tão grande fé. Aquele que era alheio à vocação e não fazia parte do povo da aliança, que não tomara parte nos milagres de Moisés nem fora iniciado na Lei ou conhecia as profecias, ultrapassou a todos na fé.»

 Neste mês, com o Papa e  toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:

Geral: Para que prevaleça entre os povos uma cultura de diálogo, de escuta e de respeito recíproco.
Missionária: Para que ali onde é mais forte o influxo da secularização, as comunidades cristãs saibam promover eficazmente uma nova evangelização.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.