Dom José Negri visitou a 28ª paróquia da sua Diocese

Em clima de muita alegria e emoção a Comunidade Paroquial Santo Antonio, no Bairro Garcia, região Sul da cidade de Blumenau, acolheu, pela primeira vez, o novo Bispo de Blumenau, Dom José Negri. A esperada visita teve dois momentos distintos. O primeiro consistiu na celebração eucarística, na igreja-matriz, com a participação de toda a comunidade. Sob fortes salvas-de-palmas, foram trazidas solenemente, pelo corredor central, as imagens da santa e dos santos padroeiros das quatro comunidades pertencentes à Paróquia: Santo Antonio, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José. Dom Negri cumprimentava calorosamente cada casal que trazia a imagem e, em seguida, com ela, abençoava o povo. Cada comunidade também ofereceu ao novo bispo e bispo novo um presente.

À homilia, o Bispo de Blumenau focalizou uma visita que, certo tempo atrás, realizou num presídio. Entrando numa cela, cumprimentou os presos. E viu que um não veio apertar-lhe a mão. Acabrunhado, num canto daquela fria sala, parecia avesso a qualquer contato pessoal. Dirigindo-se a ele, Dom Negri, perguntou seu nome, o motivo da sua reclusão, o lugar de procedência. O rapaz ia respondendo e confirmou também que era batizado. O bispo dirigiu-lhe, então, palavras de conforto, esperança, paz. Deus ama você; se a sua família lhe abandonou, Deus não lhe abandona, jamais ia dizendo. Mas isto é verdade? perguntou o preso. Mesmo que uma mãe abandone seu filho, Deus nunca abandona a gente lembra-lhe Dom José, citando o Profeta Isaías. Começou a aparecer o sorriso naquele rosto tão triste, desanimado. Todos nós, batizados, somos chamados a acreditar no amor de Deus, a anunciá-lo e convocar todos à adesão ao seu projeto de vida e salvação concluiu Dom Negri, naquele trecho da sua interessante homilia.

Os cantores e instrumentistas, ligados ao Circolo Italiano di Blumenau cantaram América, América, América, tradicional hino que recorda e celebra a imigração italiana. Italiano, de Milão, Dom Negri, embora demonstrando seu amor e seu carinho por todos, passou a impressão de que se sentiu em casa. Dirigiu-se para o meio dos cantores e cumprimentou-os, um a um, e fêz questão de pedir uma foto com todo o grupo.

O segundo momento da 28ª visita de Dom José às paróquias da sua Diocese, ocorreu numa das salas do salão paroquial. Reuniram-se, ali, lideranças da matriz e das capelas. Cada comunidade, pastoral, movimento eclesial, relatava ao bispo suas alegrias e dores. Depois de ouvir todos e todas, o Bispo comunicou ao grupo a sua esperança, seu entusiasmo, suas motivações, alguns de seus projetos evangelizadores. Não faltou aquela atitude de valorizar as coisas boas. Não faltou a recomendação da paciência e da perseverança. Aquele momento de mútuo diálogo e conhecimento terminou com espaço para perguntas espontâneas que podiam se feitas ao novo Bispo.

Não poderia deixar de frisar que, participando de todo o programa da visita, senti-me envolvido pelo clima de alegria e emoção que se criou, tanto na igreja como na sala do encontro. Na sua simplicidade e na sua sabedoria, Dom Negri confirmava a promessa de Jesus:Eis que estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo (Mt 28,20). No fundo do meu coração, agradeci ao Pai do céu aquela manhã vivida junto dos irmãos e irmãs, verdadeiro dia de Pentecostes. Ainda, após vários dias de chuva, aquela manhã de Domingo trazia de volta um radiante sol de inverno. Parecia-me intuir que a presença e a mensagem do Bispo proporcionavam a mim e aos que estávamos reunidos a experiência de outro esplendente sol no meio de nós: a luz do Reino de Deus.

Blumenau, 12 de julho de 2009

Por Pe. Raul Kestring

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.