Papa canoniza os Pastorinhos de Fátima

Cerimônia glorificará Francisco e Jacinta durante o centenário de Fátima

A cidade de Fátima, em Portugal, comemora o centenário de aparição de Nossa Senhora para três crianças, Lúcia dos Santos e os irmãos Francisco e Jacinta Marto, com um grande evento marcado para os dias 12 e 13 de maio. A presença mais esperada é a do Papa Francisco que presidirá a primeira Peregrinação Internacional do Aniversário do Centenário das Aparições.

O Santo Padre canonizará os Beatos Francisco e Jacinta Marto, no dia 13 de maio, confirmando o milagre da Santa na cura de uma criança brasileira. Detalhes sobre o milagre não foram divulgados, mas tem um significado especial por serem duas crianças a realizarem um milagre em outra.

Jacinta e Francisco foram as primeiras crianças beatificadas não-mártires. Dom António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima comemorou o momento afirmando que o centenário não estaria completo sem a canonização.

Francisco e Jacinta

No dia 20 de fevereiro celebra-se a Festa Litúrgica dos bem aventurados Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. Em 1917, os dois irmãos e uma prima, a pequena Lúcia dos Santos, assistiram a seis aparições de Nossa Senhora de Fátima, entre maio e outubro. A Virgem fez a eles revelações que mais tarde ficaram conhecidas como o “Segredo de Fátima”. Nossa Senhora apareceu para eles, primeiramente, na Cova da Iria, em Portugal, por volta do meio dia. Depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol”, de cujas mãos pendia um terço branco.

Lúcia, na segunda aparição, havia pedido à Virgem de Fátima que os levasse para o Céu… “Sim, à Jacinta e ao Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo para Me fazer conhecer e amar. (…)”, foi a resposta de Nossa Senhora.

Jacinta e Francisco esperaram, assim, o cumprimento da promessa de que a Virgem Maria os levaria em breve para o Céu. Pouco mais de um ano, após as aparições na Cova da Iria, Francisco e Jacinta adoeceram gravemente, atacados de bronco-pneumonia. Continuavam com os sacrifícios e penitências, fervorosamente. E percebiam que aquela doença devia conduzi-los ao Céu.

Cerimônia glorificará Francisco e Jacinta durante o centenário de Fátima

(Fonte: A12)