Cardeal Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso comenta viagem do Papa

Sobre a viagem ao Líbano Helene Destombes recolheu o comentário do Cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso:

R.- Diria que o Papa, indo ao Líbano, recorda que a diversidade e a pluralidade não são sinónimo de perigo, ao contrário é uma riqueza e isto vê-se muito bem no diálogo ecuménico e no diálogo inter-religioso, duas realidades muito vivas no Líbano. A Exortação Apostólica quer transmitir a mensagem de que viver juntos não é uma utopia mas uma vocação e, com efeito, o tema do Sínodo era "Comunhão e Testemunho" e havia uma referência à primeira comunidade cristã.

P.- Esta presença do Papa no Líbano é então uma chamada à comunhão…

R.- À comunhão entre cristãos e ao diálogo com os não cristãos. Isto podemos dizer que é o Líbano! Isto é devido ao facto de muçulmanos, cristãos, drusos, frequentarem todos a mesma escola, terem os mesmos livros, os mesmos professores e por aquilo que eu vi quando ali estive – quatro anos e meio durante a guerra civil – foi a escola que fez o Líbano: é a instrução. Esta abertura, única neste lugar do mundo, deve ser salvaguardada.

P.- Alguns olham para uma certa dimensão política desta viagem, tendo como base tudo o que está acontecendo no Medio Oriente…

R.- A viagem do Papa é uma Viagem Apostólica e, portanto, não vai levar a solução para os problemas políticos. No Médio Oriente os problemas não são causados pelas religiões, mas têm sempre uma dimensão religiosa. Isto faz parte da cultura das populações daquela parte do mundo. Certo, que devemos recordar também os grandes princípios do direito internacional, os direitos do homem, a liberdade, sobretudo a liberdade religiosa que penso será evocada na Exortação Apostólica.

( Rádio Vaticano, 14/09/2012, 11:08:02)

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.