Seminário Teológico sobre o Concilio Vaticano II, 50 anos depois, hoje, tem animação de Dom José

Ontem, 2ª feira, a partir das 19h30, desenvolveu-se a primeira noite de estudo sobre o Concilio Vaticano II, 50 anos depois, tendo por local o Salão Porta Aberto, anexo à Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Apesar da chuva, quase torrencial, e do trânsito caótico, naquele fim de tarde, em nossa cidade, houve expressiva participação de lideranças pastorais  e membros da Comunidade Arca da aliança, promotora do evento.

Pe. Anderson Ferrari, coordenador diocesano de Pastoral da Diocese de Blumenau, utilizando-se do datashow e citando bastante o teólogo jesuíta João Batista Libânio, apresentou considerações sobre o contexto social-poilítico-religioso do Concilio Vaticano II. Destacoiu a solidariedade silenciosa da Igreja com os judeus perseguidos durante o período das duas grandes guerras munidais. E com a crise de valores que essas tragédias trouxeram, acentuou-se a necessidade da união entre as Igrejas e religiões pela vida e a paz, que veio a se evidenciar no Concilio Vaticano II, com o incentivo do movimento ecumênico e o diálogo interreligioso. Situou o Concilio Vaticano I, em meados do século XIX, com sua preocupação de coesão interna da Igreja e, por consequência, apologética, condenatória, em relação ao surgimento da modernidade.

A valorização dos leigos, preconizada por movimentos de renovação, como a Ação Católica, com sua atuação também no Brasil, frisou Pe. Ferrari, foi assumida corajosamente pelo Vaticano II. A Igreja, assim, contrapunha-se também ao clericalismo centralizador do período pré-conciliar. Valorizar, despertar, o laicato para o exercício da sua vocação batismal, ainda nos nossos dias, 50 anos depois do grande Concilio, desafia pastorais, movimentos, evangelizadores de um modo geral, apontou o conferencista.

O coordenador diocesano da Pastoral ressaltou ainda as estruturas de comunhão que iam surgindo também com o avançar das novas tendências para fortalecer e renovar a Igreja. As conferências episcopais dos diversos países, regiões, foram se organizando e assumindo colegialmente o governo do povo de Deus nas Dioceses. De fato, a eclesiologia de comunhão perpassa todos os documentos do Concilio do século XX.

Na noite de hoje, 3ª feira, também a partir das 19h30, a exposição estará a cargo de Dom José Negri, que abordará os seguintes documentos do Vaticano II: Lumen Gentium (Luz dos povos), sobre a Igreja na sua dimensão interna; Gaudium et Spes (As alegrias e Esperanças), sobre a Igreja no seu relacionamento com o mundo; e Sacrossantum Concilium (O Sacrossanto Concilio), sobre a renovação da Liturgia. E na 4ª feira, Pe. Carlos Ronaldo Evangelista da Silva concluirá o importante Seminário de estudos com exposição sobre a Constituição Dogmática Dei Verbum (A Papavra de Deus).

Texto e foto: Pe. Raul Kestring

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.