São Paulo (Rádio Vaticano, 30/08/12) – Lideranças de movimentos sociais realizam na tarde desta quinta-feira, 30 de agosto, entrevista coletiva para o lançamento da 18ª edição do Grito dos Excluídos.
Também participa da coletiva o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, Dom Guilherme Werlang, Bispo da Diocese de Ipameri (GO).
A coletiva, marcada para as 14h30, será na sede do Regional Sul 1 da CNBB Sul I, na capital paulista. O tema desta edição do Grito dos Excluídos será “Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população”.
Trata-se de um evento nacional, que de 1° a 7 de setembro promove ações, seminários e manifestações em todo o país, para apontar as características principais do Estado que almejamos para o Brasil.
Entre as lideranças presentes na entrevista está Iury Paulino, do Movimento dos Atingidos por Barragens, que vai abordar a questão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. As entidades que promovem o Grito dos Excluídos não aceitam o projeto, visto que elas acarretam desalojamentos forçados e mais injustiças no campo e na cidade.
Belo Monte, em Altamira (Pará) é uma das mais polêmicas obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e recentemente teve suas obras reiniciadas por decisão do Supremo Tribunal Federal.
Para os organizadores do Grito, é necessário que organizações populares e setores da Igreja Católica se posicionem sobre o tema.