43º Dia Mundial das Comunicações Sociais pelo Brasil

O 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo papa Bento XVI com o tema Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade, comemorado na última segunda-feira, 25, foi também lembrado e celebrado em várias dioceses do Brasil.

Em Porto Velho (RO), foi realizada no domingo, 24, uma celebração que teve a participação de jornalistas, seguida da premiação do Amigo da Pastoral da Comunicação. Foi a maneira que encontramos de homenagear e agradecer os profissionais que contribuem no crescente desenvolvimento da Pastoral da Comunicação (Pascom), e que colaboram em manter a rede de solidariedade, de justiça e paz, afirmaram os organizadores do evento.

Na diocese de São José dos Campos (SP), a Pascom realizou a Semana da Comunicação, na Rádio Mensagem, da Diocese. Durante cinco dias, no programa Falando de Vida, o apresentador Donizete Eugênio, entrevistou vários comunicadores, que contaram suas experiências e comentaram a mensagem do papa. No domingo, agentes das paróquias se reuniram na catedral de São Dimas para a celebração presidida pelo nosso bispo diocesano, dom Moacir Silva. A celebração foi transmitida ao vivo pela rádio Mensagem e contou com a participação da TV Canção Nova.

Tivemos a alegria de realizar um debate de comunicação no dia 20, em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, com a participação de vários agentes de pastorais, universitários, profissionais de comunicação, com o tema Educomunicação, lembra a coordenação de comunicação da diocese de Mossoró (RN).

Ainda em comemoração ao Dia, houve transmissão ao vivo do evento pela Rádio Rural. O evento foi fechado com a palestra da doutora em Comunicação e professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Marcília. No dia 24, o bispo emérito de Mossoró, dom José Freire de Oliveira celebrou uma missa que foi transmitida pela TCM TV cabo de Mossoró e Rural.

A Rádio Cultura de Florianópolis (SC) reuniu funcionários, voluntários e colaboradores para uma celebração eucarística especial. Logo após, houve confraternização e a apresentação de um vídeo sobre trabalho voluntário. A mensagem do papa foi lida em seguida.

A diocese de Catanduva (SP) preparou um café da manhã para os meios de comunicação e agentes paroquiais, juntamente com o bispo diocesano, dom Antônio Celso de Queirós. No dia 24 foi celebrada uma missa na catedral, às 19h30.

ntre os dias 22 e 24, a arquidiocese de Natal (RN), como de costume, realizou o Tríduo da Comunicação, nas paróquias, com várias atividades: shows, estudo da mensagem do papa, lançamento de blogs, Feira Pastoral [estandes das pastorais com exposição de ações] campanha de assinaturas para a produção do Jornal da arquidiocese, programas especiais em rádios e a missa da comunicação. Também realizamos uma Mesa Redonda, com o tema: Cultura Midiática: desafio ou oportunidade para a Igreja?, em parceria com as Edições Paulinas, disse a assessora de imprensa arquidiocesana, Cacilda Medeiros.

Em Salvador (BA), a arquidiocese celebrou o dia com a abertura de um site de relacionamentos [www.amigosdecristo.net] e renovou a página do site arquidiocesano [www.arquidiocesesalvador.org.br]. Segundo a Pastoral da Comunicação, foi uma resposta concreta ao que pede o papa Bento XVI em sua mensagem para o Dia das Comunicações.

O 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado na diocese de Picos (PI) com uma confraternização. A Pascom diocesana convidou todos os veículos de comunicação da cidade para a celebração da missa, às 9h. Em seguida, promoveu uma palestra com a temática recortada da mensagem do papa, além de um almoço de encerramento com a presença de todos os profissionais de comunicação da diocese.

Houve boa participação e receptividade dos comunicadores. A proposta de uma classe mais unida em prol de uma sociedade melhor foi colocada em pauta e foi uma reflexão que deve ser feita por cada um de nós: “Qual é a comunicação que queremos?”, lembra contente a assessora de comunicação da diocese, Maria Moura.

Fonte: Site CNBB

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.