Obra Kolping em Blumenau

No dia 26 de abril, domingo, às 16h, a Comunidade Kolping de Blumenau teve a sua missa, numa das salas das suas amplas instalações no bairro Garcia, em nossa cidade. Pe. Raul Kestring presidiu-a, substituindo Pe. Miguel Rossetto, benemérito missionário italiano que atua no Brasil há mais de trinta anos. Apesar da idade avançada, Pe. Rossetto anima duas comunidades da Paróquia de Penha. Ele resolveu diminuir seu ritmo de trabalho e, por isso, pediu à diretoria da Kolping que arrumasse outro sacerdote para missa mensal.

A Obra Kolping foi fundada na Alemanha no ano de 1849. Seu fundador,o jovem Pe. Adolfo Kolping, compadeceu-se sobretudo da juventude alemã que deixava sua família, em busca de vida melhor nas cidades. No entanto, despreparados para um emprego digno, não só ficavam sem trabalho, mas caíam nos vícios e na prostituição. Pensando neles e nas suas famílias, Pe. Kolping fundou sua Obra, viva e florescente até os dias de hoje. Na verdade, mais do que uma profissão, Pe. Kolping queria formar cristãos conscientes e cidadãos responsáveis, sonhando uma sociedade à luz da Doutrina Social da Igreja.

No Brasil, a Obra Kolping foi fundada no ano de 1973 e, em 1975, foi trazida para Santa Catarina, mais precisamente na Diocese de Rio do Sul. Do Brasil, vai expandindo-se e consolidando-se em toda a América Latina. No mundo, somam mais de quarenta os países beneficiados com a presença e o trabalho da OBRA KOLPING.

Em Blumenau, a Comunidade Kolping do Garcia existe e atua há mais de vinte e cinco anos. Hoje, em torno de cinqüenta pessoas, predominantemente jovens, fazem cursos profissionalizantes. Um grande grupo de pessoas idosas das redondezas encontram-se semanalmente para entreterem-se e divertir-se.

A Diocese de Blumenau alegra-se com o trabalho da Kolping, em resumo, porque faz o que Jesus fazia: evangeliza. Por isso, Dom José Negri, nosso bispo, e os padres desejam acolher e incentivar esse trabalho que prioriza a promoção social.

O fundador, Pe. Adolfo Kolping, beatificado pelo Papa João Paulo II no ano de 1991, apresenta-se, portanto, como modelo de sacerdote e agente de pastoral para os nossos tempos. Seu testemunho de vida, seu ideal, seu método de evangelização, sua Obra edifica verdadeiramente a Igreja, a sociedade, a família, as pessoas, os jovens de hoje.

Informações – Blumenau: (47) 3336-2088; e-mail: [email protected]; website: www.kolping.com.br

Redação: Pe. Raul Kestring

Oração das Comunidades Kolping

Senhor Jesus, / ordenaste à tua Igreja / anunciar a Tua mensagem e praticá-la. Nós te agradecemos / a confiança que depositaste no homem / e por nos teres dado ADOLFO KOLPING como modelo. / Dá-nos as virtudes que alicerçam Sua Obra: / A credibilidade, / a auto-confiança, / a seriedade de vida, / a alegria, / a responsabilidade de crer / no desenvolvimento da história / que nos foi confiada. / Fortalecei a nossa fé / para que não nos afastemos do mundo / e de suas exigências. / Aumenta em nós o amor / para que trabalhemos intensamente / para o desenvolvimento da Igreja / e de uma sociedade mais humana e cristã. / Senhor, / na união deste ideal da OBRA KOLPING / sentimos o início do Teu Reino. / Estamos dispostos a assumir este ideal. / amém!Beato Adolfo Kolping, rogai por Nós!

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.