Em festiva celebração eucarística no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Itoupava Norte, Blumenau, Frei José Luiz Prim, que, ali, exerce atualmente o cargo de Vigário Parquial, celebra o seu jubileu de ouro sacerdotal neste sábado, às 19h. O evento terá a participação de toda aquela comunidade paroquial, como também de familiares e amigos do frei. Presença esperada é a dos "Canarinhos de Petrópolis", associação de meninos cantores que Frei Prim dirigiu por 28 anos. Virão de Petrópolis, RJ, especialmente para animar a missa do jubileu.
A vida e o trabalho missionário
O frei José Luiz Prim é sacerdote franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu em Santo Amaro da Imperatriz/SC, no dia 14 de junho de 1935. Desde criança teve grande inclinação pela música. Sempre viveu em um ambiente de grande religiosidade. Os padres franciscanos frequentavam a sua casa e tanto o pai quanto a mãe tinham irmãos na Ordem Franciscana. Isto fez com que sua vocação para a vida religiosa despertasse já na infância e que se mantivesse pela vida inteira.
Os ideais da vida religiosa e do cultivo da música o acompanharam todos os anos de sua formação. Durante os estudos no Seminário de Agudos/SP, formou-se no curso de piano no Conservatório Dramático e Musical de Bauru (que mais tarde se transformaria na Escola de Música Pio XII) e passou pela Faculdade de Música. Quando jovem, já sacerdote, foi transferido para o Seminário de Agudos, para atuar como professor e educador. Ali se formou na Faculdade de Música e de Letras, com especialização em inglês.
Coral
Depois de conduzir por oito anos as atividades musicais deste seminário, dedicou um ano a estudos de extensão em música em São Paulo, preparando-se para assumir a direção do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, em 1973. Permaneceu nesta atividade por 28 anos. O Instituto mantém o famoso Coral dos Meninos Cantores de Petrópolis, conhecidos como os “Canarinhos de Petrópolis”.
Como regente dos “Canarinhos”, frei Prim realizou excursões artísticas pelo Brasil e fez seis excursões internacionais. Por quatro vezes teve o privilégio de apresentar seu coro diante do papa. Da primeira vez, cantou integrado ao enorme coro de 12 mil vozes de Meninos e Jovens Cantores, reunidos na Basílica de São Pedro, em Roma, para o XV Congresso Internacional de Meninos Cantores. Nas outras três apresentações teve o privilégio de ter o coro cantando sozinho em algumas celebrações. O frei considera as apresentações os maiores eventos de sua vida no coral.
Paróquias
No ano 2000 o frei Prim resolveu renunciar aos trabalhos com o coral para dedicar-se ao apostolado nas paróquias. Trabalhou em Pato Branco/PR, Rodeio e Ituporanga. Atualmente está na Paróquia-Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Blumenau.
Durante alguns anos foi assistente espiritual da Fraternidade da Ordem Franciscana Secular (OFS), em Petrópolis/RJ. Em Pato Branco deu incentivo para o início da ordem, que por anos vivia no estágio de “preparação”. Atualmente recebeu da Província Franciscana o encargo de assistente regional de Santa Catarina, tanto para a Ordem Franciscana Secular quanto para a Família Franciscana do Brasil (FFB).
“Propagar pelo mundo a mensagem do reino, iluminada pela mística de São Francisco de Assis, este é o meu ideal”, afirma o frei Prim.
Ecumenismo
Além do trabalho paroquial, na Diocese de Blumenau, Frei Prim alarga seu coração para a construção da unidade com outras Igrejas Cristãs. No Núcleo Ecumênico de Blumenau, que congrega as Igrejas Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), ele exerce o cargo de tesoureiro.