Santa Clara de Assis
Comemorado em 11/8
c. 1194-1253 – fundadora – "Clara" sugere "lume", "claridade"
Natural de Assis e conterrânea de Francisco de Assis, S. Clara foi a fundadora das irmãs Franciscanas, conhecidas como Clarissas. Atingiu alto grau de perfeição evangélica, sendo canonizada dois anos após a sua morte. É invocada com a seguinte oração:
Pela intercessão de S. Clara, o Senhor todo-poderoso me abençoe e proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, me dê a paz e tranqüilidade; derrame sobre mim as suas copiosas graças; e depois desta vida, me aceite no céu em companhia de S. Clara e de todos os santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração
Do espírito verdadeiro
Deus, nosso Pai, dai-nos a simplicidade de coração, porque um dia, como tecido podre, hão de rasgar todo orgulho e prepotência. Dai-nos a generosidade, porque na vida mais vale o que foi doado do que o que foi retido, mais vale o bem que ao outro fazemos do que o bem a nós concedido. Dai-nos sabedoria para enxergarmos para além das aparências e descobrirmos nos acontecimentos os laços invisíveis e eternos que nos une àquele que nos empresta a respiração e nos reanima cada manhã. Não nos falte a humildade para assumir e mostrar a nossa verdadeira face, o que realmente somos, para construir nossa vida sem ojerizas, desculpas e reclamações. Foi na escuridão da noite que Jacó deparou-se com um Estranho e, em luta corporal, os dois vararam a noite pelejando. E foi somente ao amanhecer que Jacó, esmoído e golpeado na coxa, descobriu que lutara contra o próprio Deus. E nunca mais ele foi o mesmo. Logo o sol nasceu e, mesmo mancando, ele prosseguiu sua caminhada (cf. Gn 32,22ss). Vós penetrais o nosso íntimo e rompeis as barreiras de nossos egos insuflados. Conheceis nossos desatinos e contradições. Sabeis quando mentimos ou falamos a verdade, quando o coração é sincero e o espírito verdadeiro. Por amor do vosso amor, ensinai-nos a retidão dos vossos caminhos e clareai nossas sombras interiores