Conselho Diocesano de Pastoral reúne-se na Paróquia São Francisco, em Blumenau

 

No bonito e amplo salão da Comunidade Paroquial São Francisco de Assis, no Bairro Fortaleza, Blumenau, no dia 02 de outubro, reuniu-se o Conselho Diocesano de Pastoral, iniciando-se às 08h30. Presente fazia-se também Dom José Negri, Bispo Diocesano e cerca de 30 representantes de pastorais, movimentos, comunidades eclesiais da nossa Diocese.

A acolhida contou com gostoso café preparado pela comunidade e pelo pároco Pe. João Bandoch. Após a invocação do Espírito Santo como oração inicial, Dom José conduziu leitura orante da Palavra, tomando o evangelho do final de semana, Lc 17,5-10.

Lembrou o nosso Bispo que o pedido dos apóstolos: “Senhor, aumenta a nossa fé” foi feito a Jesus num contexto de reconciliação. Estava em questão o perdão “setenta vezes sete”, isto é, a harmonia, a unidade da comunidade cristã. Para perdoar é preciso realmente muita fé, muita abertura a Deus e ao irmão. “Essa é a nossa dificuldade: – dizia Dom José – se não tivermos fé, o outro será sempre um ´inimigo`, um `demonio´, para nós”.

Outro ensinamento de Jesus neste evangelho: só a fé possibilita à amoreira viver no mar, coisa naturalmente impossível. Só a fé nos faz dar saltos como o de viver e trabalhar onde aparentemente é impossível. É a inculturação: viver e trabalhar em qualquer lugar.

Uma terceira lição de Jesus que podemos deduzir deste trecho bíblico é a afirmação: “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.” Essa afirmação recorda-nos o Servo por excelência, Jesus Cristo, que “veio para servir e não para ser servido”. Perguntava nosso Bispo: “Como podemos ser escravos, servos do Reino?” Um dos sinais desse testemunho é a gratuidade com a qual desempenhamos nossas tarefas, nossa missão. Mesmo quando ela parece fracassada, deve fazer-nos ressuscitar, como ocorreu ao Mestre.

"Vimos, assim, através deste  breve momento de lectio divina que a Palavra é luz. Valeu a pena e continuará valendo batalharmos para que a Palavra de Deus seja o centro da nossa evangelização e da nossa Diocese" – concluiu Dom José.

O encontro prosseguiu na perspectiva da Assembléia Diocesana de Pastoral, a realizar-se no próximo dia 16 de outubro. Em pequenos grupos, foi feita uma avaliação do ano, um “ver” as principais realizações do ano que está findando, o “Ano da Palavra” em nossa Diocese. Em seguida, um/a secretário/a de cada grupo relatou as contribuições de seu grupo. Vieram em evidência tanto as riquezas vividas através de concentrações diocesanas, iniciativas paroquiais e comunitárias; ao mesmo tempo, viu-se lacunas, sombras, falhas, que chamam à conversão, ao aprofundamento, à perseverança.

Pelas 11h, abriu-se espaço para comunicações.  Diversos líderes tomaram a palavra para anunciar projetos, lembrar agendas, insistir sobre corresponsabilidade e unidade. Momento de Verdadeira comunhão de alegrias, preocupações, sonhos.

Neste último momento, esteve conosco o Giovani, da Rádio Blumenau/Arca da Aliança. Ao vivo, então, tivemos a oportunidade de noticiar o evento a toda a cidade e região, inclusive com a palavra do nosso bispo e sua bênção. Assim, de certa forma, ampliamos a reunião, integrando também os radiouvintes nesse desafiante momento de evangelização da nossa Igreja.

Texto e fotos: Pe. Raul Kestring

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.