5º Passo da Sobriedade – CONFESSAR: Senhor, perdoa minhas faltas

 

Palavra: Hb 8,12:

12. “Porque eu vou perdoar as faltas deles e não me lembrarei mais dos seus pecados…”

Cada passo que vivenciamos na Caminhada do Programa de Vida Nova nos prepara para o passo que vem a seguir. Consideramos o primeiro passo admitir como aquele que nos leva a reconhecer a necessidade da nossa mudança, desencadeando um novo processo em nossa vida. Como consequência, passamos pelo segundo passo confiar, onde aprendemos a nos aproximar mais Daquele que pode nos fortalecer e no terceiro passo entregar, a Ele nos rendemos, para que possa mexer com toda a nossa estrutura e em nós faça brotar uma pessoa transformada. Certamente vamos ter que rever quem somos. Arrancar de nós o que não nos serve, ou o que contribui para nos deixar menores é uma tarefa árdua. Só mesmo quem deseja resgatar-se, só aquele que ama a si e aos seus terá condições de fazer este investimento.

A segunda fase desta Caminhada nos chama a um desafio ainda mais intenso, que é olhar para a nossa interioridade e se deixar moldar pela certeza e pela concretude das nossas ações, que devem alcançar primeiramente a nós mesmos. O quarto passo arrepender-se nos coloca na condição de julgadores das nossas atitudes e ao mesmo tempo na condição de réus porque seremos nossos próprios acusadores, reconhecendo onde estão os nós que provocamos ao nosso redor. Enxergá-los e assumi-los vai nos trazer a dor da culpa e do arrependimento. Mas logo a seguir acontece o quinto passo confessar que nos coloca novamente erguidos diante do Pai através do ato da verbalização, que nos leva a assumir em que momento da nossa vida nos desvirtuamos.

Ao confessarmos nossas faltas, recebemos a absolvição porque para Deus, trouxemos à consciência os erros que cometíamos. E ainda que voltemos a repetir, já não o faremos como antes, no automático, sem pensar, mas nos aproximamos cada vez mais da possibilidade de não mais cometê-los. Isso acontece porque nos tornamos mais sensíveis e mais orantes, e isso significa que vamos tomando posse da nossa capacidade de dizer não aos nossos erros de estimação. Daí a importância de falar sobre as nossas fraquezas. É necessário que tudo aquilo que contamina o nosso coração seja colocado pra fora.

Em Tiago 5, 16 diz: “Confessem, mutuamente, os próprios pecados e rezem uns pelos outros para serem curados”. Ele nos que dizer que devemos dar e pedir perdão na mesma proporção. É o peso do fardo que torna a nossa caminhada mais difícil. A oração do justo é ouvida, e os nossos erros confessos não são reprisados. O perdão que vem dos céus acontece pela verdade do nosso coração. Deus conhece a nossa interioridade. Portanto, o ato da confissão é um sacramento de cura, de libertação. Não existe estrutura humana perfeita, mas todas as vezes que confessamos, buscamos a perfeição; e a busca da perfeição nos leva a um processo de salvação.

Na 1ª carta de Jo 1,6 Deus nos manda uma mensagem: “Se andarmos na luz, com também Ele está na luz, estamos em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho, purifica-nos de todo o pecado”. Se já nos arrependemos, somos chamados a assumir diante do Pai a nossa condição de fragilidade, para que possamos junto a Ele, nos fortalecer e perseverar na Caminhada que nos foi proposta.

Malena Andrade – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Blumenau

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.