No dia 15 de novembro, Domingo próximo, acontecerá a XXI Romaria da Terra e da Água em Santa Catarina.
Prevista para iniciar-se na localidade de Braço Baú, terá como local de concentração o amplo espaço ao redor da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, município de Ilhota e Diocese de Blumenau.
O tema que anima e direciona o evento é: “Cuidar da Terra e da Água. Garantir a Vida”. Esse tema insere-se plenamente nos momentos trágicos que viveram os moradores da localidade do Baú, municipio de Ilhota, no final de novembro do ano passado, quando famílias inteiras morreram soterradas pelos inesperados deslizamentos dos morros ou levadas pela correnteza dos ribeirões. Depois de um ano, viu-se que o fenômeno se estendeu a outras partes do Estado de Santa Catarina e a outras regiões do Brasil.
Na realidade, vivemos sob ameaça constante de semelhantes acontecimentos em toda a região do Médio e Alto Vale do Itajaí. Não é diferente em tantos outros lugares, inclusive em outros países como o México, a China, a Indonésia.
Há quem diga que se trata de fenômenos alheios às atitudes humanas referentes à terra, à água, à natureza. No entanto, sabemos como as catástrofes vão se espalhando por todos os lugares e assumindo proporções imprevisíveis. O aquecimento global vai modificando a geografia do planeta e gerando a angustiante pergunta: “Até quando subsistirá a vida sobre a terra?
É urgente dar um basta a este caminho de morte. É preciso mudar atitudes. Necessitamos de organizações e organismos que garantam a vida, começando pela vida, saúde, esperança das pessoas, primeiramente daquelas mais ameaçadas por sua pobreza e miséria.
Por isso, vem aí a Romaria, uma abençoada ocasião de darmo-nos as mãos, em vista de buscarmos juntos a esperança no Deus da Vida. Ele jamais abandona seu povo. Ele é capaz de fazer surgir a vida da morte. Chama-nos todos e todas para seu plano de vida, de renovação de todas as coisas, de libertação e salvação.
Programa da XXI Romaria da Terra e da Água
09h: Animação, acolhida, apresentação dos romeiros e romeiras, palavra de abertura;
10h: Caminhada- Música durante a caminhada;
11h30: Visita às tendas e partilha;
13h30: Depoimentos e Falas sobre a Temática
14h: Teatro
15h: Celebração Eucarística; envio;
– plantio da cruz de cedro no local da Romaria.
Sejam bem-vindos e bem-vindas todos os romeiros e romeiras que vierem à Diocese de Blumenau celebrar tão importante evento eclesial, expressão da Igreja em nosso Estado Catarinense, o Regional Sul IV da CNBB.