Wagner Moura partilha sua impressão sobre o Encontro de blogueiros no Vaticano

03 mai 2011  Destaque, JMJ 2011 | Publicado por Pe. Rodrigo

A partir da esquerda: os blogueiros brasileiros Thaisson Santarém, João Alves e Wagner Moura (Em breve publicaremos a respectiva foto)

No dia 02 de maio o Vaticano reuniu cerca de 150 blogueiros de vários lugares para o inédito Encontro de Blog do Vaticano (Vatican Blog Meeting). A iniciativa foi do Conselho Pontifício para a Cultura e do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

Entre os participantes escolhidos estava o jovem blogueiro Wagner Moura (que nos deu uma entrevista antes da viagem, veja aqui) que publicou suas primeiras impressões do encontro transcritas a seguir:

Inacreditável! Às vezes eu me supreendia com o que estava acontecendo. A Santa Sé, por meio dos conselhos pontifícios da Comunicação e da Cultura, reuniu blogueiros do mundo todo (4 brasileiros presentes) para conversar sobre a experiência “blog”! Não foi uma reunião sobre “como e o que blogar”, nem sequer um evento católico – havia não-católicos na reunião que não teve temática religiosa especificamente, apesar do tratamento à Igreja como fonte de informação. Foi um momento de diálogo cultural, como, aliás, é percebida a internet, seus blogs, suas redes sociais… Uma nova cultura de comunicação que não pode ser ignorada. Comentários sobre o evento podem ser lidos no twitter:  http://twitter.com/#!/vbm_11

Em resumo o evento tratou basicamente de três coisas: 1) Propor aos blogueiros uma reflexão sobre liberdade e responsabilidade com essa nova forma de comunicação: todos foram provocados a colocar a comunicação da Web 2.0 a serviço da comunidade e não a serviço de si mesmos (do próprio ego). Destaco aí a ideia dos flashmobs solidários e o convite aos blogs católicos para tratarem a Igreja como fonte de informação e não como adversária.

2) Servir de fórum para ouvir críticas e propostas sobre a relação da Igreja com a blogosfera e as “novas mídias”. Cada um pôde tirar suas dúvidas sobre vários assuntos!

Eu fiz duas perguntas, a pedidos! Uma sobre as traduções para o português nos meios do Vaticano. A resposta: “São mais de 200 milhões de falantes do português! Claro que pensamos nisso!”, contou-me um representante do Ministério de Comunicação. A outra pergunta foi para a conferencista responsável pela comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Eva. Quis saber se a mensagem pró-vida é uma estratégia presente na JMJ. Ela disse que sim, mas que isso estava internalizado na estratégia ampla de mobilizar os jovens e me perguntou se eu sabia do que ela estava falando. Eu pensei logo em Zapatero! É só o que penso quando penso em Espanha. Risos. Mas, enfim, não sei se ela estava pensando nele… Não quis saber. Deixei ela pensar que sabia do que ela estava falando e pedi uma foto com ela que é muito bonita pessoalmente.

3) Demonstrar a nova estratégia da Santa Sé em Web 2.0: será lançado, em breve, o site news.va, um espaço convergente para as mais variadas plataformas (inclusive iPhone). Alguns conferencistas argumentaram, inicialmente, que o Papa não poderia ter twitter, email, ou outras formas mais pessoais de comunicação porque isso feriria a teologia do magistério Petrino. Ninguém entendeu. Mas tudo se resolveu com o anúncio de news.va e o convite para estratégias de divulgação “informal” em espaços formais (a exemplo do que faz o www.jovensconectados.com.br, um site da CNBB com uma interface menos institucional, mais próxima dos leitores).

Agradeço a todos que tornaram esse momento possível. Amanhã coloco mais fotos… Estou exausto, me perdoem. De verdade. Grato!

 

Veja mais sobre como foi o Encontro “Vatican Blog Meeting” clicando aqui.
Fotos do Encontro aqui.
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.