Vocações para a missão: Evangelizar. Por Dom Rafael Biernaski

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image source=”featured_image” img_size=”full” onclick=”link_image” css_animation=”bounce” image_hovers=”false” lazy_loading=”true”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)

[/vc_column_text][vc_column_text]O mês de agosto nos traz a reflexão sobre as vocações, ao mesmo tempo que nos convida à oração com fervor, pedindo ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe. Uma Igreja que se reconhece enviada a evangelizar, missionária por natureza, anima todas as comunidades a dar o testemunho da vocação comum de batizados, mas também acolhendo todas as vocações específicas para o serviço da ação evangelizadora.

Nossa Diocese de Blumenau, no próximo dia 13 de agosto, celebrará a ordenação de 20 Diáconos Permanentes. Segundo as Normas fundamentais para a formação dos Diáconos Permanentes, da Congregação para o Clero, “o diaconato permanente constitui um enriquecimento importante para a missão da Igreja. É conveniente que os homens que na Igreja são chamados a um ministério verdadeiramente diaconal, quer na vida litúrgica e pastoral, quer nas obras sociais e caritativas, « sejam fortificados por meio da imposição das mãos, transmitida desde o tempo dos Apóstolos e sejam mais estreitamente unidos ao altar, para poder explicar mais frutuosamente o seu ministério com a ajuda da graça sacramental do diaconado” (n. 3). Toda a Igreja diocesana vive este momento em profundo espírito de oração e ação de graças.

Esta celebração na Igreja Catedral, participada por todos, é uma motivação para que todas as comunidades e paróquias assumam a Pastoral Vocacional, organizando equipes de animação que ajudem os pastores e todo o Povo de Deus a rezar pelas vocações, a ser testemunho alegre de consagração a Deus. Insisto, ainda, no empenho de todos na oração. Em família, berço das vocações; nas celebrações das comunidades, nos encontros pastorais, nos grupos de oração e reflexão pelas casas e ruas de nossos bairros. Todos unidos na promoção de uma “cultura vocacional” levada adiante em comunhão e unidade.

Queremos agradecer todas as ações vocacionais realizadas em nossa Diocese ao longo dos anos. Confiamos, pois, este mês à proteção de Nossa Senhora, Rainha das Vocações, rezando com a oração que muitas comunidades utilizam em suas celebrações: “Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.”[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.