Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
O mês de agosto nos traz a reflexão sobre as vocações, ao mesmo tempo que nos convida à oração com fervor, pedindo ao Senhor da Messe que envie operários para a sua messe. Uma Igreja que se reconhece enviada a evangelizar, missionária por natureza, anima todas as comunidades a dar o testemunho da vocação comum de batizados, mas também acolhendo todas as vocações específicas para o serviço da ação evangelizadora.
Nossa Diocese de Blumenau, no próximo dia 13 de agosto, celebrará a ordenação de 20 Diáconos Permanentes. Segundo as Normas fundamentais para a formação dos Diáconos Permanentes, da Congregação para o Clero, “o diaconato permanente constitui um enriquecimento importante para a missão da Igreja. É conveniente que os homens que na Igreja são chamados a um ministério verdadeiramente diaconal, quer na vida litúrgica e pastoral, quer nas obras sociais e caritativas, « sejam fortificados por meio da imposição das mãos, transmitida desde o tempo dos Apóstolos e sejam mais estreitamente unidos ao altar, para poder explicar mais frutuosamente o seu ministério com a ajuda da graça sacramental do diaconado” (n. 3). Toda a Igreja diocesana vive este momento em profundo espírito de oração e ação de graças.
Esta celebração na Igreja Catedral, participada por todos, é uma motivação para que todas as comunidades e paróquias assumam a Pastoral Vocacional, organizando equipes de animação que ajudem os pastores e todo o Povo de Deus a rezar pelas vocações, a ser testemunho alegre de consagração a Deus. Insisto, ainda, no empenho de todos na oração. Em família, berço das vocações; nas celebrações das comunidades, nos encontros pastorais, nos grupos de oração e reflexão pelas casas e ruas de nossos bairros. Todos unidos na promoção de uma “cultura vocacional” levada adiante em comunhão e unidade.
Queremos agradecer todas as ações vocacionais realizadas em nossa Diocese ao longo dos anos. Confiamos, pois, este mês à proteção de Nossa Senhora, Rainha das Vocações, rezando com a oração que muitas comunidades utilizam em suas celebrações: “Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.”