«Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul» – São Próspero de Aquitânia (?-c. 460) teólogo leigo O chamamento de todos os povos, 9

4ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum
27 de Outubro de 2021
Cor: Verde

Evangelho – Lc 13,22-30
Virão do oriente e do ocidente, e
tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 13,22-30
Naquele tempo:
22 Jesus atravessava cidades e povoados,
ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.
23 Alguém lhe perguntou:
‘Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’
Jesus respondeu:
24 ‘Fazei todo esforço possível
para entrar pela porta estreita.
Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar
e não conseguirão.
25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a
porta, vós, do lado de fora,
começareis a bater, dizendo:
`Senhor, abre-nos a porta!’
Ele responderá: `Não sei de onde sois.’
26 Então começareis a dizer:
`Nós comemos e bebemos diante de ti,
e tu ensinaste em nossas praças!’
27 Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois.
Afastai-vos de mim
todos vós que praticais a injustiça!’
28 Ali haverá choro e ranger de dentes,
quando virdes Abraão, Isaac e Jacó,
junto com todos os profetas no Reino de Deus,
e vós, porém, sendo lançados fora.
29 Virão homens do oriente e do ocidente,
do norte e do sul,
e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
30 E assim há últimos que serão primeiros,
e primeiros que serão últimos.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 

São Próspero de Aquitânia (?-c. 460)
teólogo leigo
O chamamento de todos os povos, 9

«Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul»

 

Os que vêm a Deus e se apoiam nele com o desejo de serem salvos são verdadeiramente salvos: é a inspiração divina que os faz conceber esse desejo de salvação; iluminados por Aquele que os chama, chegam ao conhecimento da verdade. Eles são os filhos da promessa, a recompensa da fé, a descendência espiritual de Abraão: «Sois linhagem escolhida, sacerdócio real» (1Pd 2,9), há muito anunciados e predestinados à vida eterna. […] Por intermédio de Isaías, o Senhor deu-nos a conhecer a sua graça, que faz de todo o homem uma criatura nova: «Pois vou realizar algo de novo, que já está a aparecer: não o notais? Vou abrir um caminho no deserto e fazer correr rios na estepe. Glorificar-Me-ão os animais selvagens, os chacais e as avestruzes, porque hei de fazer brotar água no deserto e rios na terra árida, para dar de beber ao meu povo, o meu eleito, o povo que Eu formei para Mim, e assim hão de proclamar os meus louvores». E noutro ponto […]: «Todo o joelho se dobrará diante de Mim, toda a língua jurará por Mim» (Is 43,19ss; 45,23).

É impossível que tudo isso não aconteça, porque a providência de Deus nunca falha: os seus desígnios não mudam, a sua vontade é dinâmica e as suas promessas não são errôneas. Portanto, todos os que são designados por estas palavras serão salvos. Com efeito, Ele coloca as suas palavras na consciência e escreve-as com a sua mão no coração (cf Rm 2,15); e eles têm acesso ao conhecimento de Deus, não através de um ensinamento humano, mas sob a orientação do Mestre supremo: «Assim, nem o que planta nem o que rega é alguma coisa, mas só Deus, que faz crescer» (1Cor 3,7). […]

A todos é permitido ter um coração transformado, um juízo certo, uma vontade igualmente reta. Deus fez nascer o temor em todos estes homens, para que fossem instruídos nos seus mandamentos. […] Eles celebram o poder da sua misericórdia e os milagres que ela operou, porque Deus os elegeu e fez deles seus filhos, seus herdeiros na nova Aliança (cf Jr 31,31).

Intenção pela evangelização – Discípulos missionários
Rezemos para que cada batizado seja envolvido na evangelização e disponível para a missão, através de um testemunho de vida que tenha o sabor do Evangelho.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.