«Vieram ao Seu encontro dois possessos, que habitavam nos sepulcros» – São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja

A quem tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem será tirado até o que tem” (Mt 13,12) http://migre.me/9IKtt

Dia 04 de julho de 2012 – Quarta-feira da 13ª semana do Tempo Comum

Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão na Família

Evangelho segundo S. Mateus 8,28-34:

Chegado à outra margem, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, que habitavam nos sepulcros. Eram tão ferozes que ninguém podia passar por aquele caminho.
Vendo-o, disseram em alta voz: «Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?»
Ora, andava a pouca distância dali, a pastar, uma grande vara de porcos.
E os demônios pediram-lhe: «Se nos expulsas, manda-nos para a vara de porcos.»
Disse lhes Jesus: «Ide!» Então, eles, saindo, entraram nos porcos, que se despenharam por um precipício, no mar, e morreram nas águas.
Os guardas fugiram e, indo à cidade, contaram tudo o que se tinha passado com os possessos.
Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse daquela região.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja
Sermão 17 sobre o Salmo 90, §4; PL 183, 252

«Vieram ao Seu encontro dois possessos, que habitavam nos sepulcros»

«Estarei a seu lado na tribulação, para o salvar e encher de honras» (Sl 90,15); «as minhas delícias são estar junto dos seres humanos» (Pr 8,31). Eis o Emanuel, Deus connosco (Mt 1,23). […] Ele desceu para estar próximo dos que têm o coração aflito, para estar conosco na nossa aflição. Mas virá um dia em que «seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens, para irmos ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor» (1Ts 4,17); se nos esforçarmos por tê-Lo sempre conosco como companheiro de viagem, em troca Ele vai nos dar a pátria. Melhor ainda: então, Ele mesmo será a nossa pátria, desde que agora seja o nosso caminho.

 Assim, é bom para mim, Senhor, estar na aflição, desde que Tu estejas comigo; é melhor que reinar sem Ti, que alegrar-me sem Ti, que estar sem Ti na glória. É melhor para mim agarrar-me a Ti na angústia, ter-Te comigo no crisol, que ficar sem Ti ainda que seja no céu. Com efeito: «quem mais tenho eu no céu? Na terra só desejo estar contigo» (Sl 72,25) «porque no fogo se prova o ouro e os eleitos de Deus no cadinho da humilhação»  (Sir 2,5). É aí que Tu estás, no meio dos que se reúnem em Teu nome, como outrora os três jovens na fornalha da Babilônia (cf. Dan 3,92). […] Então por que trememos? […] «Se Deus está por nós, quem pode estar contra nós?» (Rm 8,31) Se Deus nos arranca das mãos dos nossos inimigos, quem poderá arrancar-nos das Suas mãos?

 Intenções do Apostolado da Oração para este mês de julho:

Geral – Segurança no trabalho
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições de estabilidade e segurança.

MissionáriaVoluntários cristãos
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.