Cidade do Vaticano (RV) – Os mistérios da morte cerebral serão discutidos por meio de uma videoconferência na qual Padre Hélio Luciano, da Comissão de Bioética da CNBB e doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina do Campus Biomédico de Roma, apresentará suas últimas constatações sobre o tema. Tudo acontecerá num ambiente virtual aberto ao diálogo construtivo, já que os participantes poderão interatuar com o sacerdote enviando perguntas e comentários em tempo real.
lA morte cerebral é um dos temas abordados na dissertação de mestrado em Teologia Moral que o Padre Hélio Luciano faz concomitantemente ao seu doutorado em Roma. Durante a videoconferência, o sacerdote apresentará questões morais levantadas pelo President’s Council on Bioethics no documento Controversies in the determination of Death, um documento dos Estados Unidos que muda os argumentos para a defesa da morte encefálica como morte.
"Há um ano pesquiso sobre o assunto para minha tese doutoral sobre os Comitês Éticos Nacionais nos países em via de desenvolvimento com especial ênfase sobre a América Latina.
O interesse pelo assunto cresceu e a discussão precisa contar com vozes comprometidas com a
defesa da vida", relata Padre Hélio Luciano.
A conferência poderá ser vista neste sábado por meio do site http://congressoprovida.com.br/transmissao-ao-vivo a partir das 15h (horário de Brasilia).